Scroll to navigation

client.conf(5) OpenPrinting client.conf(5)

NOME

client.conf - ficheiro de configuração de cliente para cups (descontinuado no macos)

DESCRIÇÃO

O ficheiro client.conf configura o cliente do CUPS e está normalmente localizado nos directórios /etc/cups e/ou ~/.cups. Cada linha no ficheiro pode ser uma directiva de configuração, uma linha em branco, ou um comentário. As linhas de comentários começam com o caractere #.

Nota: A partir do macOS 10.7, este ficheiro é apenas usado por linha de comandos e aplicações X11 mais o backend IPP. A directiva ServerName nem é suportada no macOS. A partir do macOS 10.12, todas as aplicações podem aceder a estas definições no ficheiro /Library/Preferences/org.cups.PrintingPrefs.plist em vez deste. Veja a secção NOTAS em baixo para mais informação.

DIRECTIVAS

As seguintes directivas são compreendidas pelo cliente. Consulte a ajuda online para descrições detalhadas.

Especifica se se deve permitir TLS com certificados que não foram assinados por uma Autoridade de Certificados de confiança. A predefinição é "Yes".
Especifica se se deve permitir TLS com certificados expirados. A predefinição é "No".
Especifica opções de autenticação HTTP Digest. DenyMD5 desactiva suporte para o algoritmo hash MD5 original.
Especifica o nível de encriptação que deve ser usado.
Especifica o nome de serviço Kerberos que é usado para autenticação, tipicamente "host", "http", ou "ipp". O CUPS adiciona o nome de máquina remoto ("name@server.example.com") por si. O nome predefinido é "http".
Especifica o endereço e opcionalmente o porto a usar ao se ligar a um servidor. Nota: Esta directiva não é suportada no macOS 10.7 ou posterior.
Especifica o endereço e opcionalmente o porto a usar ao se ligar a um servidor que corre CUPS 1.3.12 e anterior.
Define opções de encriptação (apenas em /etc/cups/client.conf). Por predefinição, o CUPS apenas suporta encriptação usando TLS v1.0 ou superior usando suites de cifra conhecidas seguras. A segurança é reduzida são usadas opções Allow. A segurança é melhorada quando são usadas opções Deny. A opção AllowDH activa suites de cifra que usam negociação de chaves Diffie-Hellman simples (não suportado em sistemas que usem TLS GNU). A opção AllowRC4 activa as suites de cifra RC4 de 128-bit, as quais são requeridas para alguns clientes antigos. A opção AllowSSL3 activa SSL v3.0, o que é requerido por alguns clientes antigos que não suportam TLS v1.0. A opção DenyCBC desactiva toda as suites de cifra CBC. A opção DenyTLS1.0 desactiva suporte a TLS v1.0 - isto define a versão mínima de protocolo para TLS v1.1. As opções MinTLS definem a versão TLS mínima a suportar. As opções MaxTLS definem a versão TLS máxima a suportar. Nem todos os sistemas operativos suportam TLS 1.3 nesta altura.
Especifica se se deve confiar em novos certificados TLS. A predefinição é "Yes".
Especifica o nome de utilizador predefinido a usar para pedidos.
Especifica que informação está incluída no cabeçalho User-Agent de pedidos HTTP. "None" desactiva o cabeçalho User-Agent. "ProductOnly" reporta "CUPS". "Major" reporta "CUPS/major IPP/2". "Minor" reporta "CUPS/major.minor IPP/2.1". "Minimal" reporta "CUPS/major.minor.patch IPP/2.1". "OS" reporta "CUPS/major.minor.path (osname osversion) IPP/2.1". "Full" reporta "CUPS/major.minor.path (osname osversion; architecture) IPP/2.1". A predefinição é "Minimal".
Especifica se apenas se deve permitir TLS com certificados cujo nome comum correspondem ao nome de máquina. A predefinição é "No".

NOTAS

O ficheiro client.conf está descontinuado no macOS e não será mais suportado em futuros lançamentos do CUPS. As definições de configuração podem ser visualizadas ou alteradas usando o comando defaults(1):

defaults write /Library/Preferences/org.cups.PrintingPrefs.plist Encryption Required
defaults write /Library/Preferences/org.cups.PrintingPrefs.plist TrustOnFirstUse -bool NO
defaults read /Library/Preferences/org.cups.PrintingPrefs.plist Encryption

Em Linux e noutros sistemas que usem GNU TLS, o ficheiro /etc/cups/ssl/site.crl, se presente, fornece uma lista de certificados X.509 revogados e é usado quando se validam certificados.

VEJA TAMBÉM

cups(1), default(1), Ajuda Online do CUPS (http://localhost:631/help)

COPYRIGHT

Copyright © 2021-2022 by OpenPrinting.

CUPS 2021-02-28