Scroll to navigation

HALT(8) Manual de Administrador de Sistema Linux HALT(8)

NOME

halt, reboot, poweroff - param o sistema

RESUMO

/sbin/halt [-d] [-f] [-h] [-i] [-n] [-p] [-w]
/sbin/reboot [-d] [-f] [-i] [-k] [-m <message>] [-n] [-w]
/sbin/poweroff [-d] [-f] [-h] [-i] [-n] [-w]

DESCRIÇÃO

O halt nota que o sistema está a ser arreado no ficheiro /var/log/wtmp, e depois diz ao kernel para ou o parar, reiniciar ou desligar o sistema.

Se halt ou reboot forem chamados quando o sistema não está em runlevel 0 ou 6, por outras palavras, quando está a correr normalmente, então é invocado o shutdown (com a bandeira -h ou -r). Para mais informação veja o manual do shutdown(8).

O resto deste manual descreve o comportamento nos níveis de execução (runlevels) 0 e 6, que é quando os scripts de desligar o sistema correm.

OPÇÕES

Não escreve o registo wtmp.
Força halt ou reboot, não chama o shutdown(8).
Põe todos os discos rijos do sistema em modo de espera antes de parar ou desligar a energia.
Desliga todas as interfaces de rede mesmo antes de halt ou reboot. Aviso: Isto pode não funcionar em interfaces que não têm um endereço IP e idealmente devem ser geridas por um serviço de gestão de rede.
Try to reboot using kexec, if kernel supports it.
When running on a Linux system, any quoted parameter after the -m flag will be passed to the firmware to be interpreted at boot time. Some systems, like the Raspberry Pi, can use this to switch target partitions. Please note, this parameter enables -f, forcing the reboot command to handle shutting down itself.
Não sincroniza antes de reiniciar ou parar. Note que o kernel e as drivers de armazenamento podem ainda sincronizar. Isto implica -d.
Quando parar o sistema, desliga a energia. Esta é a predefinição quando halt é chamado como poweroff.
Não reinicia nem pára na realidade mas apenas escreve o registo wtmp (no ficheiro /var/log/wtmp).

DIAGNÓSTICO

Se você não for o super-utilizador, irá receber a mensagem `must be superuser'.

NOTAS

Sob lançamentos antigos do sysvinit, reboot e halt nunca devem ser chamados directamente. A partir do lançamento 2.74 o halt e reboot invocam shutdown(8) se o sistema não estiver no runlevel 0 ou 6. Isto significa que se halt ou reboot não conseguirem descobrir o runlevel actual (por exemplo, quando o /var/run/utmp não foi inicializado corretamente e /var/run/runlevel não existir) será chamado shutdown, o que pode não ser o que você deseja. Use a bandeira -f se desejar fazer um halt ou reboot forçado.

A bandeira -h põe todos os discos rijos em modo de espera logo antes de para ou desligar. Neste momento isto é apenas implementado para dispositivos IDE. Um efeito secundário de por a drive em modo de espera é que a cache de escrita no disco é despejada. Isto é importante para drives IDE, pois o kernel não despeja ele próprio a cache de escrita antes do desligar.

O programa halt usa /proc/ide/hd* para encontrar todos os dispositivos de disco IDE, o que significa que /proc precisa de estar montado quando o halt ou poweroff são chamados ou o switch -h não fará nada.

AUTOR

Miquel van Smoorenburg

VEJA TAMBÉM

shutdown(8), init(8)

6 Novembro, 2001 sysvinit