Scroll to navigation

APT-LISTCHANGES(1) Debian APT-LISTCHANGES(1)

NOME

apt-listchanges - Mostra novas entradas em changelog a partir de arquivos de pacotes Debian

SINOPSE

apt-listchanges [[opções...]] {[--apt] | [pacote.deb...]}

DESCRIÇÃO

apt-listchanges é uma ferramenta para mostrar o que foi alterado numa nova versão de um pacote Debian, em comparação com versão instalada actualmente no sistema.

Faz isto ao extrair as entradas relevantes de ambos NEWS.Debian e ficheiros changelog[.Debian], normalmente encontrados em /usr/share/doc/pacote, a partir de arquivos de pacotes Debian.

Por favor note que na instalação predefinida se o apt-listchanges for accionado durante actualizações como um plugin do APT, apenas mostra entradas de NEWS.Debian. Isto pode ser alterado com a opção --which.

Se forem mostradas entradas changelog e o pacote não conter o ficheiro changelog[.Debian], o apt-listchanges chama o comando apt-get changelog para descarregar o changelog da rede. Este comportamento pode ser desactivado com a opção --no-network.

Given a set of filenames as arguments (or read from apt when using --apt), apt-listchanges will scan the files (assumed to be Debian package archives) for the relevant changelog entries, and display them all in a summary grouped by source package. The groups are sorted by the urgency of the most urgent change, and then by the package name. Changes within each package group are displayed in the order of their appearance in the changelog files, i.e. starting from the latest to the oldest; the --reverse option can be used to alter this order.

OPÇÕES

apt-listchanges fornece as seguintes opções para controlar o seu comportamento. A maioria delas têm entradas equivalentes no ficheiro de configuração, veja "FICHEIRO DE CONFIGURAÇÃO" em baixo para detalhes.

--apt

Lê nomes de ficheiros a partir de canalização especialmente formatada (como fornecido pelo apt), em vez de a partir de argumentos de linha de comandos, e honra certas opções específicas do apt no ficheiro de configuração. Esta canalização (pipeline) tem de estar no formato da "versão 2", especificado na configuração do apt.

-v, --verbose

Mostra informação adicional (normalmente não desejada). Por exemplo, mostra uma mensagem quando um pacote da mesma versão ou anterior está para ser instalado, ou quando um pacote está para ser instalado pela primeira vez.

-f, --frontend

Selecciona qual frontend a usar para mostrar informação ao utilizador. Os frontends actuais incluem:

pager

usa o comando sensible-pager(1) para mostrar os resultados. O comando usa a variável de ambiente PAGER para escolher o seu pager favorito. A opção "pager" pode ser especificada no ficheiro de configuração para seleccionar um pager específico para usar com o apt-listchanges.

browser

Mostra o changelog formatado em HTML com hiperligações para bugs e endereços de email usando o comando sensible-browser(1) que examina a variável de ambiente BROWSER para escolher o seu navegador favorito. A opção "browser" pode ser especificada no ficheiro de configuração para seleccionar um navegador específico para usar com o apt-listchanges.

xterm-pager

Usa o seu paginador favorito para mostrar resultados, mas fá-lo num xterm (usando a alternativa x-terminal-emulator) nos bastidores. Isto permite-lhe continuar com a actualização se desejar, e continuar a navegar nos changelogs. Você pode sobrepor o emulador de terminar a ser usado com a opção de configuração "xterm" .

xterm-browser

A combinação lógica de xterm-pager e browser. Apenas apropriada para navegadores de modo-de-texto.

text

Despeja os resultados no stdout, sem pausas.

syslog

Despeja os resultados para o syslog. É recomendado desactivar a opção titled.

log

Acrescenta o resultado a um ficheiro log, com um filtro opcional de processo. É recomendado desactivar a opção titled.

mail

Envia mail para o endereço especificado com --email-address, e não mostra os changelogs.

gtk

Gera uma janela gtk para mostrar os changelogs. Precisa do python3-gi instalado.

none

Não faz nada. Pode ser usado para impedir que o apt-listchanges corra quando configurado para correr automaticamente a partir do apt.

Por favor note que o apt-listchanges irá tentar mudar para um utilizador sem privilégios antes de criar comandos nos frontends "browser", "xterm-browser", e "xterm-pager". No entanto, isto presentemente não se aplica ao frontend "pager". Veja também "VARIÁVEIS DE AMBIENTE" em baixo.

--email-address=endereço

Adicionalmente a mostrá-los, envia por mail uma cópia dos dados de changelog para o endereço especificado. Para apenas enviar por mail as entradas de changelog, use esta opção com o frontend especial 'mail'.

--email-format={text|html}

Se o envio de cópias por mail estiver activo (veja --email-address em cima), esta opção selecciona se o mail deve ser enviado nos antigos e bons dados em texto simples (o que é o comportamento predefinido), ou em dados html com ligações para se clicar, o que pode ser mais conveniente para pessoas que usem clientes de mail gráficos.

-c, --confirm

Após mostrar os changelogs, pergunta ao utilizador se deve ou não prosseguir. Se o utilizador escolher não prosseguir, será devolvido um estado de saída não-zero, e o apt irá abortar.

-a, --show-all

Em vez de tentar mostrar entradas changelog que sejam mais recentes que a versão actualmente instalada do pacote, simplesmente mostra todas as entradas changelog para todos os pacotes. Isto é útil para visualizar o changelog inteiro de um .deb antes de o extrair.

-n, --no-network

Em casos raros quando um pacote binário (ou para ser mais preciso; nenhum dos pacotes binários compilados a partir do mesmo pacote fonte e que são processados juntamente em grupo) não contém um ficheiro changelog, por predefinição o apt-listchanges executa apt-get changelog para descarregar changelogs a partir dos servidores de rede normalmente disponibilizados pela distribuição do seu sistema operativo. Esta opção irá desactivar este comportamento, o que pode ser útil por exemplo para sistemas atrás de uma firewall.

--save-seen=ficheiro

Esta opção irá fazer com que o apt-listchanges acompanhe a última versão de um pacote para o qual changelogs foram mostrados, para evitar re-mostrar os mesmos changelogs numa futura invocação. A base de dados é armazenada no ficheiro nomeado. Especifique 'none' para desactivar esta funcionalidade.

--dump-seen

Mostra o conteúdo da base de dados vista na saída standard como uma lista de linhas consistindo do nome do pacote fonte e a sua versão vista mais recente, separados por espaço. Esta opção requer o caminho para a base de dados vista seja conhecido: por favor ou o especifique-o usando a opção --save-seen ou passe a opção --profile=apt para ele ser lido a partir do ficheiro de configuração.

--since=versão

Esta opção irá fazer com que o apt-listchanges as entradas posteriores à versão especificada. Com esta opção, o único outro argumento que você pode passar é o caminho para um ficheiro .deb.

--latest=N

Esta opção irá fazer com que o apt-listchanges apenas mostre as N entradas mais recentes. Com esta opção, o único outro argumento que você pode passar é o caminho para um ficheiro .deb.

--which={news|changelogs|both}

Esta opção selecciona se notícias (de NEWS.Debian et al.), changelogs (de changelog.Debian et al.) ou ambos devem ser mostrados. A predefinição é de apenas mostrar as noticias.

--help

Mostrar informação de sintaxe.

-h, --headers

estas opções irão fazer com que o apt-listchanges insira um cabeçalho antes de cada changelog do pacote a mostrar o nome do pacote, e os nomes dos pacotes binários que estão a ser actualizados (se existir mais do que um, ou se for diferente do nome do pacote fonte).

--debug

Mostra alguma informação de depuração.

--profile=nome

Selecciona um perfil de opção. nome corresponde a uma secção em /etc/apt/listchanges.conf. A predefinição quando invocada a partir do apt é "apt", e caso contrário "cmdline".

--log=file

Seleciona o ficheiro acrescentado pelo frontend log. A predefinição é /var/log/apt/listchanges.log. Pode ser usada a opção de comando de filtragem para modificar os resultados antes de serem acrescentados ao ficheiro log. Por favor assegure que configura a rotação de log para este ficheiro.

--filter=command

Seleciona o comando usado para filtrar resultados antes de serem acrescentados ao ficheiro log pelo frontend log. O stdin irá receber o resultado de apt-listchanges e o stdout será acrescentado ao ficheiro log. Separa os argumentos com espaços e cita os argumentos que contém espaços. O comando não irá correr usando a shell a menos que a shell seja incluída no comando: sh -c 'date ; cat'

--reverse

Mostra as entradas do changelog em ordem inversa.

--ignore-apt-assume, --ignore-debian-frontend

Desactiva o forçar de frontend não-interactivo em alguns dos casos descritos na secção "SOBREPOSIÇÃO AUTOMÁTICA DE FRONTEND" em baixo.

--titled, --untitled

Activa ou desactiva o título no inicio dos resultados.

--select-frontend

Escolhe o frontend interactivamente. Esta opções é principalmente para objectivos de testes, por favor não a use.

SOBREPOSIÇÃO AUTOMÁTICA DE FRONTEND

Para uma melhor integração com as ferramentas existentes de gestão de pacotes, o apt-listchanges tenta detectar se as actualizações de pacotes são feitas num modo não-interactivo, e muda automaticamente o seu frontend para 'text' quando qualquer das seguintes condições é satisfeita.

•a saída standard não está ligada ao terminal:

•a opção --quiet (-q) é dada ao apt-get(8) (ou aptitude(8)); note no entanto que quando a opção é usada mais do que uma vez, o apt-listchanges muda o frontend para 'mail';

•a opção --assume-yes (-y) é dada ao apt-get(8);

•a variável de ambiente DEBIAN_FRONTEND é definida para "noninteractive", e APT_LISTCHANGES_FRONTED não é definida.

Por objectivos de compatibilidade com verses anteriores, as últimas duas verificações de cima podem ser desactivadas com as entradas no ficheiro de configuração "ignore_apt_assume=true" ou "ignore_debian_frontend=true" (veja "FICHEIRO DE CONFIGURAÇÃO em baixo) ou ao usar as opções de linha de comandos --ignore-apt-assume ou --ignore-debian-frontend.

Por favor note também que o frontend "mail" já é um não-interactivo, assim nunca é mudado para o frontend "text".

Adicionalmente o apt-listchanges sobrepões os frontends baseados em X11 ("gtk", "xterm-pager", "xterm-browser") com "pager" (ou "browser" no caso de "xterm-browser") quando a variável de ambiente DISPLAY não está definida.

Por favor note que estes frontends silenciosos não são sujeitos a sobreposições: syslog log

FICHEIRO DE CONFIGURAÇÃO

apt-listchanges lê a sua configuração a partir de /etc/apt/listchanges.conf. O ficheiro consiste de secções com nomes dentro de parênteses rectos. Cada secção deve conter linhas no formato chave=valor. As linhas começadas com o sinal "#" são tratadas como comentários e ignoradas. Os ficheiros nomeados name.conf no directório /etc/apt/listchanges.conf.d são também lidos do mesmo modo e sobrepõem valores definidos no ficheiro de configuração principal.

Secção é um nome de perfil que pode ser usado como parâmetro da opção --profile.

A configuração da secção "apt" pode ser gerida por debconf(7), e a maioria dos ajustes lá podem ser alterados com a ajuda do comando dpkg-reconfigure apt-listchanges.

Chave é um nome de algumas opções de linha de comando (excepto para --apt, --profile, --help) com os hífenes iniciais removidos, e os hífenes restantes convertidos em underscores, por exemplo: "email_format" ou "save_seen".

Valor representa o valor da opção correspondente. Para opções de linha de comandos que não aceitam argumentos, como "confirm" ou "headers", o valor deve ser definido ou para "1", "yes", "true", e "on" de modo a activar a opção, ou para "0", "no", "false", e "off" para a desactivar.

Adicionalmente chave pode ser uma das seguintes palavras-chave: "browser", "pager" ou "xterm". O valor de tal entrada de configuração deve ser o nome de um comando apropriado, eventualmente seguido dos seus argumentos, por exemplo : "pager=less -R".

Exemplo 1. Exemplo de ficheiro de configuração

[cmdline]
frontend=pager
[apt]
frontend=xterm-pager
email_address=root
confirm=1
[custom]
frontend=browser
browser=mozilla

O ficheiro de configuração em cima especifica que em modo de linha de comandos, o frontend predefinido deve ser "pager". Em modo do apt, o frontend xterm-pager é o predefinido, deve ser enviada por mail para o root uma cópia dos changelogs (se algum), e o apt-listchanges deve perguntar por confirmação. se o apt-listchanges for invocado com --profile=custom, será usado o frontend browser, e invocar o mozilla.

AMBIENTE

APT_LISTCHANGES_FRONTEND

Frontend a usar.

APT_LISTCHANGES_USER, SUDO_USER, USERNAME

O valor da primeira das variáveis de cima a existir será usado como o nome do utilizador para o qual mudar quando corre comandos gerados pelos frontends "browser", "xterm-browser", e "xterm-pager" se o apt-listchanges for arrancado por um utilizador com privilégios.

DEBIAN_FRONTEND

Se definido para "noninteractive", então pode forçar o apt-listchanges a usar um frontend não-interactivo, veja a secção SOBREPOSIÇÃO AUTOMÁTICA DE FRONTEND para detalhes.

BROWSER

usado pelo frontend browser, deve ser regulado para um comando que espere um ficheiro: URL para um ficheiro HTML file a mostrar.

PAGER

Usado pelo frontend pager

APT_HOOK_INFO_FD

Descritor de ficheiro de onde ler nomes de pacotes no modo --apt. (Espera-se que o apt regule esta variável para um número de descritor de ficheiro apropriado).

FICHEIROS

/etc/apt/listchanges.conf

Ficheiro de configuração.

/etc/apt/listchanges.conf.d/*.conf

Ficheiros de sobreposição ao ficheiro de configuração.

/etc/apt/apt.conf.d/20listchanges

Ficheiro usado para registar apt-listchanges no sistema apt.

/var/lib/apt/listchanges.db

Base de dados usada para save-seen.

AUTOR

apt-listchanges foi escrito por Matt Zimmerman <mdz@debian.org>

O manutenção actual é feita por Robert Luberda <robert@debian.org>

VEJA TAMBÉM

sensible-pager(1), sensible-browser(1), apt-get(8), aptitude(8)

2017-07-08 apt-listchanges