Scroll to navigation

deb-triggers(5) dpkg suite deb-triggers(5)

NOME

deb-triggers - triggers de pacote

SINOPSE

debian/triggers, debian/binary-package.triggers, DEBIAN/triggers

DESCRIÇÃO

Um pacote declara o seu relacionamento com alguns gatilho(s) ao incluir um ficheiro triggers no seu arquivo de controle (isto é, DEBIAN/triggers) durante a criação do pacote.

Este ficheiro contem directivas, uma por linha. Os espaços em branco no inicio e final e tudo para lá do primeiro # em qualquer linha serão cortados, e as linhas vazias serão ignoradas.

As directivas de controle de trigger actualmente suportadas são:

interest trigger-name
interest-await trigger-name
interest-noawait trigger-name
Especifica que o pacote está interessado no gatilho nomeado. Todos os gatilhos nos quais um pacote está interessado devem ser listados usando esta directiva no ficheiro de controle triggers.

As variantes “await” põem o pacote desencadeador em estado de espera-por-gatilho dependendo de como o gatilho foi activado. A variante “noawait” não põe os pacotes desencadeadores em estado de espera-por-gatilho, mesmo se o pacote desencadeador declarou uma activação “await” (seja com uma directiva activate-await ou activate, ou ao usar a opção de linha de comandos dpkg-trigger --no-await). A variante “noawait” deve ser usada quando a funcionalidade disponibilizada pelo gatilho não é crucial.

activate trigger-name
activate-await trigger-name
activate-noawait trigger-name
Faz com que alterações no estado deste pacote irão activar o gatilho especificado. O gatilho será activado no inicio das seguintes operações: desempacotar, configurar, remover (incluindo para o benefício de um pacote em conflito), purgar e desconfigurar.

As variantes “await” apenas põem o pacote desencadeador em estado de esperar-por-gatilhos se a directiva de interessa for também “await”. A variante "noawait” nunca põe os pacotes desencadeadores em estado de esperar-por-gatilhos. A variante “noawait” deve ser usada quando a funcionalidade disponibilizada pelo gatilho não é crucial.

Se este pacote desaparecer durante o desempacotar de outro pacote, o gatilho será activado quando o desaparecimento é notado no final do desempacotamento. O processamento do gatilho, e a transição de esperar-por-gatilho para instalado, não causam activações. No caso de desempacotamento, serão activados os gatilhos mencionados em ambas versões velhas e novas do pacote.

Directivas desconhecidas são um erro que irá impedir a instalação do pacote.

As variantes “-noawait” devem sempre ser favorecidas quando possível pois os pacotes desencadeadores não são postos em estado esperar-por-gatilho e assim podem ser configurados imediatamente sem se requerer o processamento de um gatilho. Se os pacotes desencadeadores forem dependências de outros pacotes actualizados, irá evitar um processamento adiantado de um gatilho e torna possível correr o gatilho apenas num dos últimos passos da actualização.

As variantes “-noawait” são suportadas desde dpkg 1.16.1, e irão produzir erros se usadas com um dpkg anterior.

As alias de variantes “-await” são suportadas desde dpkg 1.17.21, e irão produzir erros se usadas com um dpkg anterior.

Quando um pacote disponibiliza uma directiva interest-noawait, qualquer activação irá colocar o pacote desencadeador em modo “noawait”, independentemente do modo de espera requisitado pela activação (seja “await” ou “noawait”). Quando um pacote disponibiliza uma directiva interest ou interest-await, qualquer activação irá coloca ro pacote desencadeador em modo “await” ou “noawait“ dependendo do modo como foi activado.

VEJA TAMBÉM

dpkg-trigger(1), dpkg(1), /usr/share/doc/dpkg/triggers.txt.gz.

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2021-01-09 1.20.7.1