Scroll to navigation

INITRD(4) Manual do Programador Linux INITRD(4)

NOME

initrd - carregador de inicialização inicializado com disco RAM

DESCRIÇÃO

O arquivo especial /dev/initrd é um dispositivo de bloco de leitura somente. O dispositivo /dev/initrd é um disco de ram que é inicializado (isto é, carregado) pelo carreegador de inicialização depois que o kernel é iniciado. O kernel então pode usar conteúdo do dispositivo de bloco /dev/initrd's para uma carga do sistema em duas fases.

Na primeira fase, o kernel inicia e monta um sistema de arquivos inical a partir dos conteúdos de /dev/initrd (isto é, o disco de RAM inicializado pelo carregador de inicialização). Na segunda fase, controladores adicionais e outros módulos são carregados a partir do dispositivo de conteúdo do super usuário. Depois carregando módulos iniciais, um novo sistema de arquivos (isto é, o sistema de arquivos normal) é montado a partir de um dispositivo diferente.

OPERAÇÃO DE CARREGAMENTO DO SISTEMA

Quando o carregamento inicia com initrd, the system boots as follows:

1. O carregador de inicialização carrega o programa kernel e o conteúdo de /dev/initrdna memória.

2. Na inicilização do kernel, o kernel decomprime e copia o conteúdo do dispositivo /dev/initrd para o dispositivo /dev/ram0 e então a memória livre é usada por /dev/initrd.

3. O kernel então monta o dispostivo em leitura-escrita /dev/ram0 como o sistema de arquivo raiz inicial.

4. Se a indicação normal do sistema de arquivo raiz é além disto o sistema de arquivo raiz inicial (isto é, /dev/ram0 ) então o kernel salta o último passo para a seqüência usual de inicialização.

5. Se o arquivo executável /linuxrc está presente no sistema de arquivo raiz inicial, /linuxrc é executado com uid 0. (O arquivo /linuxrc deve ter permissão de execução. O arquivo /linuxrc pode ser um executável válido, incluindo um script de interpretador de comando.)

6. Se /linuxrc não é executado ou /linuxrc termina, o sistema de arquivo raiz normal é montado. (Se /linuxrc existe com qualquer sistema de arquivo raiz montado no sistema de arquivo raiz inicial, então o comportamento do kernel não é ESPECIFICADO. Veja a seção de NOTAS para o comportamento atual do kernel.)

7. Se o arquivo raiz normal tem o diretório /initrd, o dispositivo /dev/ram0 é movido a partir de / para /initrd. De outra forma se o diretório /initrd não é um dispositivo existente/dev/ram0 não é montado. (Quando movido a partir de / para /initrd, /dev/ram0 não é montado e então processos podem ficar rodando a paritr de /dev/ram0. Se o diretório /initrd não existe no sistema de arquivo raiz e quaisquer processos ficam rodando a partir de /dev/ram0 quando /linuxrc existe, o comportamento do kernel não é ESPECIFICADO. Veja as seções NOTAS para o comportamento atual do kernel.)

8. A seqüência usual de inicialização (isto é, a invocação de /sbin/init) é executado sobre o sistema de arquivo raiz normal.

OPÇÕES

As seguintes opções do carregador de inicialização quando usadas com initrd, afetam a operação de carregamento do kernel:

Especifica o arquivo para carregar como o conteúdo de /dev/initrd. Para o LOADLIN isto é um opção de comando de linha. Para o LILO você deve usar este comando no arquivo de configuração do LILO em /etc/lilo.config. O nome do arquivo especificado com esta opção deverá, tipicamente, ser um] imagem compactada com o gzip do sistema de arquivo.
Esta opção em tempo de caregamento desativa a segunda fase da operação de carregamento. O kernel executa aa seqüência usual de inicialização como se /dev/initrd não fosse inicializado. Com esta opção, qualquer conteúdo carregado de /dev/initrd para dento da memória pelo carregador de inicialização são preservados. Esta opção permite o conteúdo de /dev/initrd ser qualquer dados e não necessita ser limitado para uma imagem do sistema de arquivo. De qualquer forma, o dispositivo /dev/initrd é de somente leitura e pode ser lido somente uma vez depois da inicialização do sistema.
Especifica o dispositivo para ser usado como o sistema de arquivo raiz normal. Para LOADLIN esta é uma opção de comando de linha. Para LILO esta é uma opção de tempo de carga ou pode ser usada com um opção de linha no arquivo de configuração do LILO em /etc/lilo.config. O dispositivo especificado por esta opção deve ser um dispositivo montável tendo um sistema se arquivo raiz compatível.

MUDANDO O SISTEMA DE ARQUIVOS RAIZ NORMAL

Por padrão, a seleção do kernel (isto é, marcado no arquivo do kernel com rdev ou compilada dentro do arquivo do kernel), ou a opção marcada no carregador de inicialização é usada para o sistema de arquivo raiz normal. Para um sistema de arquivo raiz normal montado via NFS, ele tem que usar as opção de carregamento nfs_root_name e nfs_root_addrs para determinar as marcações NFS. Para mais informações sobre NFS veja o arquivo de documentação do kernel nfsroot.txt. Para mais informações sobre marcações do sistema de arquivo raiz veja além disso a documentação do LILO e LOADLIN .

Isto é além disso possível para o executável /linuxrc alterar o dispositivo raiz normal. Para o /linuxrc alterar o dispositivo raiz normal, /proc deve ser montado. Depois da montagem de /proc, /linuxrc altera o dispositivo raiz normal pela escrita dentro dos arquivos proc /proc/sys/kernel/real-root-dev, /proc/sys/kernel/nfs-root-name, e /proc/sys/kernel/nfs-root-addrs. Para um dispositivo raiz físico, o dispositivo raiz é alterado por tendo /linuxrc escrito o novo número de dispositivo de sistema de arquivo raiz dentro de /proc/sys/kernel/real-root-dev. Para um sistema de arquivo raiz NFS, o dispositivo raiz é alterado por tendo /linuxrc escrito a marcação NFS dentro dos arquivos /proc/sys/kernel/nfs-root-name e /proc/sys/kernel/nfs-root-addrs e então escrevendo 0xff (isto é, o falso número de dispositivo NFS) dentro do arquivo /proc/sys/kernel/real-root-dev. Por exemplo, a seguinte linha de comando do interpretador de comando alteraria o dispositivo raiz normal para /dev/hdb1:


echo 0x365 >/proc/sys/kernel/real-root-dev
Um exemplo NSF, a seguinte linha de comando do interpretador de comando alteraria o dispositivo raiz normal para para um diretório NSF /var/nfsroot na rede local com número IP 193.8.232.7 para um sistema com número IP 193.8.232.7 e chamado de 'idefix':
	echo /var/nfsroot >/proc/sys/kernel/nfs-root-name
	echo 193.8.232.2:193.8.232.7::255.255.255.0:idefix \
	  >/proc/sys/kernel/nfs-root-addrs
	echo 255 >/proc/sys/kernel/real-root-dev

USO

A motivação principal para implementação de initrd é para permitir uma configuração modular do kernel na isntalação do sistema.

Um cenário possível de instalação do sistema é o seguinte:

1. O programa carregador inicializa a partir do disquete ou outra midia com um kernel mínimo (isto é, suporte para /dev/ram, /dev/initrd, e o sistema de arquivos ext2) e carrega /dev/initrd com uma versão compactado em gzip do sitema de arquivo inicial.

2. O executável /linuxrc determina o que é necessário para (1) montar o sistema de arquivo raiz normal (isto é, tipo de dispositivo, controlador de dispositivo, sistema de arquivo) e (2) a midia da distribuição (isto é, CD-ROM, network, tape, ...). Isto pode ser feito questionando-se o usuário, pela auto-checagem, ou usando uma abordagem hibrida.

3. O executável /linuxrc carrega os módulos necessários a partir do sistema de arquivo raiz inicial.

4. O executável /linuxrc cria e propaga o sistema de arquivo raiz. (Neste estágio o sitema de arquivo raiz normal não é um sitema completo ainda.)

5. O executável /linuxrc marca /proc/sys/kernel/real-root-dev, desmonta /proc, o sistema de arquivo raiz norma e qualquer outro sistema de arquivo que está montado, e então termina.

6. O kernel então mounta o sistem de arquivo raiz normal.

7. Agora que o sistema de arquivo é acessível e intacto, o carregador de inicialização pode ser instalado.

8. O carregador de inicalização é configurado para carregar dentro de /dev/initrd um sistema de arquivo com a marca de módulos que está acostumado executar no sistema. (isto é, O Dispositivo /dev/ram0 pode ser modificado, então desmontado, e finalmente, a imagem é escrita a partir de /dev/ram0 para um arquivo.)

9. O sistema é agora inicializável e tarefas de instalações adicionais podem ser executadas.

A função de chave de /dev/initrd no citado acima é para o re-uso dos dados de configuração durante a operação normal do sistema sem a requisição inicial no seleção do kernel, um kernel genérico longo ou, um kernel recompilado.

Um segundo cenário é para instalações onde o Linux é executado sobre sistemas com diferentes configurações de hardware em uma simples rede administrativa. Em casos semelhantes, pode ser desejável usar somente um pequeno conjunto de kerneis (idealmente somente um) e por economia o sistema especifico parte de informações de configurações como pequena como possível. Neste caso, cria um arquivo comum com todos os módulos necessários. Então, somente o arquivo /linuxrc para um arquivo executado por /linuxrc pode ser diferente.

Um terçeiro cenário é mais conveniente para disco de recuperação. Por causa de informações como a localização da partição do sistema de arquivo raiz não ser necessária em tempo de cargo, o sistema pode ser carregado a partir de /dev/initrd que pode usar um diálogo e/ou auto detecção seguida por uma possível controle de sanidade.

Por último mas não menos importante, as distribuições Linux em CD-ROM podem usar initrd para instalação facilitada a partir do CD-ROM. A distribuição pode usar LOADLIN para carga diretamentente /dev/initrd a partir do CD-ROM sem o uso de qualquer disquete. A distribuição pode também usar um disquete de inicialização LILO e então um grande disco RAM via /dev/initrd a partir do CD-ROM.

CONFIGURAÇÃO

O /dev/initrd é um dispositivo de bloco de leitura somente designado com o maior número de dispositivo 1 e o menor número de dispositivo 250. Tipicamente /dev/initrd é propriedade de root.disk com modo 0400 (acesso de leitura para o super usuário somente). Se o sistema Linux não tem /dev/initrd criado, ele pode ser criado com os seguintes comandos:



mknod -m 400 /dev/initrd b 1 250
chown root:disk /dev/initrd

Além disso, suporte para ambos "RAM disk" e "Initial RAM disk" (isto é, CONFIG_BLK_DEV_RAM=y e CONFIG_BLK_DEV_INITRD=y ) suporte dever ser compilado dentro do kernel Linux para uso de /dev/initrd. Quando usando, /dev/initrd, o controlador de disco RAM não pode ser carregado com um módulo.

ARQUIVOS

/dev/initrd
/dev/ram0
/linuxrc
/initrd

VEJA TAMBÉM

chown(1), mknod(1), /dev/ram(4), freeramdisk(8), rdev(8), O arquivo de documentação initrd.txt na pacote fonte do kernel, o documentação do LILO e do LOADLIN, a documentação SYSLINUX.

NOTAS

1. Com o kernel atual, qualquer sistema de arquivo fica montado quando /dev/ram0 e movida a partir de / para /initrd continua sendo acessível. De outra forma, a entrada /proc/mounts não é atualizada.

2. Com o kernel atual, se o diretório /initrd não existe, então /dev/ram0 não irá ser completamente desmontado se /dev/ram0 é usada por qualquer processo ou qualquer sistema de arquivo é montado nela. Se /dev/ram0 não é completamente desmontada, então /dev/ram0 ira ficar na memória.

3. Usuários de /dev/initrd não devem depender do comportamento fornecido nas notas acima. O comportamente pode ser alterado nas futuras versões do kernel Linux.

AUTORES

O código do kernl para o dispositivo initrd foi escrio por Werner Almesberger <almesber@lrc.epfl.ch> e Hans Lermen <lermen@elserv.ffm.fgan.de>. O código para initrd foi adicionado no kernel Linux na versão de desenvolvimento 1.3.73.

TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.

André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (tradução) Carlos Augusto Horylka <horylka@conectiva.com.br> (revisão)

6/11/1997 Linux 2.0