Scroll to navigation

SHELLS(5) Manual do Programador do Linux SHELLS(5)

NOME

shells - nomes de caminho dos interpretadores de comando para conexão válidos

DESCRIÇÃO

/etc/shells é um arquivo texto que contém os nomes de caminho completos dos interpretadores de comando para conexão válidos. Esse arquivo é consultado por chsh(1) e fica disponível para consulta por outros programas.

Fique atento que há programas que consultam este arquivo para descobrir se um usuário é um usuário normal; por exemplo, daemons de ftp tradicionalmente desaprovam acesso aos usuários com interpretadores de comando não incluídos neste arquivo.

ARQUIVOS

/etc/shells

EXEMPLOS

/etc/shells pode conter, por exemplo, os seguintes caminhos:


/bin/sh
/bin/bash
/bin/csh


VEJA TAMBÉM

chsh(1), getusershell(3), pam_shells(8)

COLOFÃO

Esta página faz parte da versão 5.10 do projeto Linux man-pages. Uma descrição do projeto, informações sobre relatórios de bugs e a versão mais recente desta página podem ser encontradas em https://www.kernel.org/doc/man-pages/.

TRADUÇÃO

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Carlos Augusto Horylka <horylka@conectiva.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

9 junho 2020