Scroll to navigation

catgets(3) Library Functions Manual catgets(3)

NOME

catgets - get message from a message catalog

BIBLIOTECA

Biblioteca C Padrão (libc, -lc)

SINOPSE

#include <nl_types.h>
char *catgets(nl_catd catalog, int set_number, int message_number,
              const char *message);

DESCRIÇÃO

catgets() lê a mensagem de número message_number, no conjunto set_number do catálogo designado por catalog, onde catalog é um descritor de catálogo retornado por uma chamada anterior a catopen(3). O argumento message aponta para uma mensagem padrão que será retornada por catgets() indica uma mensagem padrão a ser retornada se o catálogo não estiver disponível. O texto fica num 'buffer' interno, e deve ser copiado pelo aplicativo se se desejar gravá-lo ou modificá-lo. A string retornada é sempre terminada em NULO ('\0').

VALOR DE RETORNO

Se tiver êxito, catgets() retorna um ponteiro para um 'buffer' interno contendo o texto da mensagem. Se falhar, catgets() retorna o valor de message.

ATRIBUTOS

Para uma explicação dos termos usados nesta seção, consulte attributes(7).

Interface Atributo Valor
catgets() Thread safety MT-Safe

PADRÕES

POSIX.1-2008.

HISTÓRICO

POSIX.1-2001.

The catgets() function is available only in libc.so.4.4.4c and above.

The Jan 1987 X/Open Portability Guide specifies a more subtle error return: message is returned if the message catalog specified by catalog is not available, while an empty string is returned when the message catalog is available but does not contain the specified message. These two possible error returns seem to be discarded in SUSv2 in favor of always returning message.

VEJA TAMBÉM

catopen(3), setlocale(3)

TRADUÇÃO

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Paulo César Mendes <drpc@ism.com.br> e André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

20 julho 2023 Linux man-pages 6.05.01