Scroll to navigation

deb-shlibs(5) dpkg suite deb-shlibs(5)

NOME

deb-shlibs - ficheiro de informação de biblioteca partilhada de Debian

RESUMO

debian/shlibs, debian/binary-name.shlibs, DEBIAN/shlibs

DESCRIÇÃO

Ficheiros shlibs mapeiam nomes de bibliotecas partilhadas e versões (SONAMEs) para dependências apropriados para um ficheiro de controle de pacote. Existe uma entrada por linha. Linhas vazias não são permitidas. Linha começadas com um caractere # são consideradas comentários, e são ignoradas. Todas as outras linhas têm de ter o formato

[type:] library version dependencies

Os campos library e version são delimitados por espaços em branco, mas o campo dependencies estende-se até ao fim da linha. O campo type é opcional e normalmente não necessário.

O campo dependencies tem a mesma sintaxe que o campo Depends num ficheiro de control binário, veja deb-control(5).

FORMATOS DE SONAME

Os formatos SONAME suportados são:

name.so.version

e

name-version.so

onde name é geralmente prefixado por lib.

O anterior tem tendência a ser usado por bibliotecas partilhadas com interfaces estáveis. O posterior por bibliotecas partilhadas com interfaces instáveis, onde a versão completa torna-se parte do SONAME e precisa de ser especificada na totalidade quando se vincula contra essas bibliotecas.

EXEMPLOS

O ficheiro shlibs para um pacote biblioteca típico, chamado libcrunch1, que disponibiliza uma biblioteca cujo SONAME é libcrunch.so.1, poderá ler-se

 libcrunch 1 libcrunch1 (>= 1.2-1)

O dependencies tem de mencionar a versão mais recente do pacote que adicionou novos símbolos à biblioteca: no exemplo em cima, foram adicionados novos símbolos à versão 1.2 de libcrunch. Esta não é a única razão para que as dependências possam precisar de ser apertadas.

VEJA TAMBÉM

deb-control(5), deb-symbols(5), dpkg-shlibdeps(1).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2024-03-10 1.22.6