Scroll to navigation

deb-origin(5) dpkg suite deb-origin(5)

NOME

deb-origin - Ficheiros de informação específicos do fornecedor

RESUMO

/etc/dpkg/origins/filename

DESCRIÇÃO

Os ficheiros em /etc/dpkg/origins podem fornecer informação acerca de vários fornecedores que estão a disponibilizar pacotes Debian.

Eles contêm um número de campos, ou comentários quando a linha começa com ‘#’. Cada campo começa com uma etiqueta, tal como Vendor ou Parent, seguida de dois pontos e o corpo do campo. Os campos são delimitados apenas por etiquetas de campos. Por outras palavras, o texto de um campo pode ter várias linhas de comprimento. mas as ferramentas irão juntar as linhas quando processarem o corpo do campo.

O ficheiro deve ser nomeado de acordo com o nome do fornecedor. A convenção usual é nomear o ficheiro vendor usando o nome do fornecedor todo em minúsculas, mas é permitida alguma variação.

Nomeadamente (desde dpkg 1.21.10), primeiro, os caracteres não-alfanuméricos (‘[^A-Za-z0-9]’) são mapeados para traços (‘-’), depois o nome resultante irá ser testado em sequência ao pôr-lo em minúsculas, mantendo-o como está, minúsculas depois capitalizando-o (isto é maiúscula no primeiro caractere), e apenas capitalizando-o.

Adicionalmente, para histórico e compatibilidade com versões anteriores, O nome irá ser testado mantendo-o como está sem o re-mapeamento dos caracteres não-alfanuméricos, depois o nome resultante será testado em sequência ao converte-lo para minúsculas, mantendo-o com está, minúsculas e depois capitalizando-o. E finalmente o nome será testado ao re-mapear espaços para traços (‘-’), depois o nome resultante será testado em sequência ao converte-lo para minúsculas, mantendo-o com está, minúsculas e depois capitalizando-o, e apenas capitalizando-o.

Mas estas buscas de módulo de compatibilidade com versões anteriores serão removidas durante o ciclo de lançamento 1.22.x do dpkg.

CAMPOS

O valor deste campo determina o nome do fornecedor.
O valor deste campo determina o URL do fornecedor.
O valor deste campo determina o tipo e o endereço do sistema de acompanhamento de bugs usando pelo fornecedor. Pode ser um URL de mail ou um URL debbugs (ex. debbugs://bugs.debian.org/).
O valor deste campo determina o nome de fornecedor do fornecedor de onde este fornecedor deriva.

EXEMPLO

 Vendor: Debian
 Vendor-URL: https://www.debian.org/
 Bugs: debbugs://bugs.debian.org

VEJA TAMBÉM

dpkg-vendor(1).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2024-03-10 1.22.6