Scroll to navigation

DH_SHLIBDEPS(1) Debhelper DH_SHLIBDEPS(1)

NOME

dh_shlibdeps - calcula dependências de bibliotecas partilhadas

RESUMO

dh_shlibdeps [debhelper opções] [-Lpacote] [-ldirectório] [-Xitem] [-- params]

DESCRIÇÃO

dh_shlibdeps é um programa debhelper que é responsável por calcular dependências de bibliotecas partilhadas para os pacotes.

Este programa é meramente um wrapper em volta de dpkg-shlibdeps(1) que o chama uma vez por cada pacote listado no ficheiro de control, passando-lhe uma lista de executáveis ELF e bibliotecas partilhadas que encontrou.

OPÇÕES

Exclui ficheiros que contêm item em qualquer ponto do seu nome de ficheiro de serem passados ao dpkg-shlibdeps. Isto fará as suas dependências serem ignoradas. Isto pode ser útil em algumas situações, mas use com cuidado. Esta opção pode ser usada mais do que uma vez para se excluir mais do que uma coisa.
Passa params para dpkg-shlibdeps(1).
Esta é outra maneira de passar params para dpkg-shlibdeps(1). Está descontinuado, use -- em vez deste.
Com versões recentes do dpkg-shlibdeps, esta opção geralmente não é necessária.

Diz ao dpkg-shlibdeps (via seu parâmetro -l), para procurar bibliotecas em pacotes privados no directório especificado (ou directórios -- separados por dois pontos ":"). Com versões recentes do dpkg-shlibdeps, na maioria dos casos isto é apenas útil para pacotes que compilam múltiplos sabores da mesma biblioteca, ou noutras situações onde a biblioteca é instalada num directório que não fica caminho normal de busca de bibliotecas.

Com versões recentes do dpkg-shlibdeps, esta opção geralmente não é necessária, a menos que o seu pacote compile múltiplos "sabores" da mesma biblioteca ou confie em debian/shlibs.local para uma biblioteca interna.

Diz ao dpkg-shlibdeps (via seu parâmetro -S), para procurar primeiro no directório de compilação do pacote para o pacote específico, quando procura por bibliotecas, ficheiros de símbolos, e ficheiros shlibs.

Se necessário, isto pode ser passado várias vezes com diferentes nomes de pacotes.

EXEMPLOS

Supondo que o seu pacote fonte produz os pacotes binários libfoo1, libfoo-dev, e libfoo-bin. O libfoo-bin faz link contra libfoo1, e deve depender dele. No seu ficheiro de regras, primeiro corra dh_makeshlibs, e depois dh_shlibdeps:

        dh_makeshlibs
        dh_shlibdeps

Isto terá o efeito de gerar automaticamente um ficheiro shlibs para libfoo1, e usando esse ficheiro e a biblioteca libfoo1 no directório <debian/libfoo1/usr/lib> serve para calcular informação de dependência de biblioteca partilhada.

Se for também produzido um pacote libbar1, isso é uma compilação alternativa de libfoo, e é instalado em /usr/lib/bar/, você pode tornar libfoo-bin dependente de libbar1 como se segue:

        dh_shlibdeps -Llibbar1 -l/usr/lib/bar

VEJA TAMBÉM

debhelper(7), dpkg-shlibdeps(1)

Este programa é parte do debhelper.

AUTOR

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro a_monteiro@gmx.com ou Equipa Debian de Tradução Portuguesa traduz@debianpt.org.

2024-03-27 13.15.3