Scroll to navigation

APT_AUTH.CONF(5) APT APT_AUTH.CONF(5)

NOME

apt_auth.conf - Ficheiro de configuração de Login para fontes e proxies do APT

DESCRIÇÃO

Os ficheiros de configuração do APT como sources.list(5) ou apt.conf(5) precisam de estar acessíveis para todos os que usam as ferramentas do apt no sistema para terem acesso a toda a informação relacionadas com pacotes como os pacotes disponíveis num repositório. Por outro lado, a informação de login necessária para ligação a um proxy ou para descarregar dados de um repositório não deve estar sempre acessível a todos e não deve ser colocada num ficheiro com palavras legíveis e permissões de leitura.

O ficheiro auth.conf do APT /etc/apt/auth.conf, e os ficheiros .conf dentro de /etc/apt/auth.conf.d podem ser usados para armazenar informação de login num formato estilo netrc com permissões de ficheiro restritas.

FORMATO TIPO NETRC

O formato definido aqui é semelhante ao formato do ficheiro ~/.netrc usado pelo ftp(1) e programas semelhantes que interagem com servidores. É um formato simples baseado em token com os seguintes tokens a serem reconhecidos. Os tokens desconhecidos serão ignorados. Os tokens podem ser separados por espaços, tabs ou nova-linha.

machine [protocolo://]nome-de-máquina[:porto][/caminho]

As entradas são procuradas ao pesquisar pelo token machine que corresponde ao nome de máquina do URI para que o apt precisa de informação de login. Estendendo o formato netrc, pode ser especificado um número de porto. Se nenhum porto for fornecido o token corresponde a todos os portos. De modo semelhante, o caminho é opcional e apenas necessário e útil se residirem no mesmo servidor vários repositórios com informação de login diferentes. Um token de máquina com um caminho corresponde se o caminho no URI começar com o caminho fornecido no token. Quando existe uma correspondência, os tokens subsequentes são processados, parando quando é alcançado o final do ficheiro ou é encontrado outro token machine.

Se o protocolo não for especificado, a entrada apenas coincide com https e tor+https.

login nome

O nome de utilizador a ser usado.

password string

A palavra passe a ser usada

EXEMPLO

Fornecer informação de login para um utilizador chamado apt com a palavra passe debian para a entrada

deb https://example.org/debian bookworm main

de sources.list(5) pode ser feito na entrada directamente:

Alternativamente, pode ser usada uma entrada como a seguinte no ficheiro auth.conf:

machine example.org
login apt
password debian

Ou alternativamente dentro de uma linha única:

machine example.org login apt password debian

Se precisar de ser mais específico, todas estas linha poderão ser aplicadas no exemplo de entrada:

machine example.org/deb login apt password debian
machine example.org/debian login apt password debian
machine example.org/debian/ login apt password debian

Por outro lado nenhuma das seguintes linhas aplicam-se:

machine example.org:443 login apt password debian
machine example.org/deb/ login apt password debian
machine example.org/ubuntu login apt password debian
machine example.orga login apt password debian
machine example.net login apt password debian

NOTAS

O suporte básico para esta funcionalidade está presente desde a versão 0.7.25, mas esteve sem documentação durante anos. A documentação foi adicionada na versão 1.5 mudando também ligeiramente a implementação. Para o máximo de compatibilidade regressiva, você deve evitar múltiplos tokens machine com o mesmo nome-de-máquina, mas se precisar de múltiplos eles deves todos ter um caminha especificado no token machine.

As informações de Login em auth.conf são mais flexíveis que aquelas em sources.list. Por exemplo, a informação de login pode ser especificada para apenas partes de um repositório, ou se a entrada de sources.list redirecionar para outro lado, pode ser fornecida informação de login para o destino do redirecionamento.

FICHEIROS

/etc/apt/auth.conf

Informação de login para fontes e proxies do APT em formato estilo netrc. Item de Configuração: Dir::Etc::netrc.

/etc/apt/auth.conf.d/*.conf

Informação de login para fontes e proxies do APT em formato estilo netrc Item de Configuração: Dir::Etc::netrcparts.

VEJA TAMBÉM

apt.conf(5) sources.list(5)

BUGS

página de bugs do APT[1]. Se deseja reportar um bug no APT, por favor veja /usr/share/doc/debian/bug-reporting.txt ou o comando reportbug(1).

TRADUÇÃO

A tradução Portuguesa foi feita por Américo Monteiro <a_monteiro@netcabo.pt> de 2009 a 2012. A tradução foi revista pela equipa de traduções portuguesas da Debian <traduz@debianpt.org>.

Note que este documento traduzido pode conter partes não traduzidas. Isto é feito propositadamente, para evitar perdas de conteúdo quando a tradução está atrasada relativamente ao conteúdo original.

AUTOR

Equipa do APT

NOTAS

1.
página de bugs do APT
02 Dezembro 2019 APT 2.7.13