Scroll to navigation

SLABTOP(1) Comandos de usuário SLABTOP(1)

NOME

slabtop - exibe informações de cache de slabs do kernel em tempo real

SINOPSE

slabtop [opções]

DESCRIÇÃO

slabtop exibe informações detalhadas do cache de slabs do kernel em tempo real. Ele exibe uma listagem dos caches superiores ordenados por um dos critérios de classificação listados. Ele também exibe um cabeçalho de estatísticas preenchido com informações da camada de slab.

OPÇÕES

Invocação normal do slabtop não exibe quaisquer opções. O comportamento, porém, pode ser ajustado especificando uma ou mais das seguintes opções:

Refresh the display every n in seconds. By default, slabtop refreshes the display every three seconds. To exit the program, hit q. This cannot be combined with the -o option.
Ordena por S, sendo S um dos critérios de ordem.
Exige a saída uma vez e, então, sai.
Exibe informação da versão e sai.
Exibe informação de uso e sai.

CRITÉRIOS DE ORDENAÇÃO

Os seguintes são critérios de ordenação válidos utilizados para classificar os caches de slabs individuais e, assim, determinar quais são os primeiros caches de slabs para exibir. O critério de classificação padrão é classificar pelo número de objetos ("o").

Os critérios de ordenação também pode ser alterado enquanto o slabtop está sendo executado pressionando o caractere associado.

caractere descrição cabeçalho
a número de objetos ativos ATIVOS
b objetos por slab OBJ/SLAB
c tamanho de cache TAMANHO DE CACHE
l número de slabs SLABS
v número de slabs ativos N/D
n nome NOME
o número de objetos OBJS
p páginas por slab N/D
s tamanho do objeto TAM OBJ
u utilização de cache USO

COMANDOS

slabtop aceita comandos de teclado do usuário durante o uso. Os seguintes são suportados. No caso de letras, ambos os casos são aceitos.

Cada um dos caracteres de ordenação válidos também são aceitos, para alterar a rotina de ordenação. Veja a seção CRITÉRIOS DE ORDENAÇÃO.

<BARRA DE ESPAÇO>
Atualiza a tela.
Sai do programa.

ARQUIVOS

/proc/slabinfo
Informações de slabs

VEJA TAMBÉM

free(1), ps(1), top(1), vmstat(8)

NOTAS

Atualmente, slabtop requer um kernel 2.4 ou posterior (especificamente, uma /proc/slabinfo com versão 1.1 ou posterior). Deve haver suporte ao kernel 2.2 no futuro.

O cabeçalho de estatísticas do slabtop está rastreando quantos bytes de slabs estão sendo usados e não são uma medida de memória física. O campo "Slab" no arquivo /proc/meminfo é uma informação de rastreamento sobre memória física de slab usada.

AUTORES

Escrito porChris Rivera e Robert Love.

slabtop foi inspirado no script perl de Martin Bligh, vmtop.

RELATANDO ERROS

Por favor, envie relatórios de erros para procps@freelists.org

2021-03-11 procps-ng