Scroll to navigation

Locale::Po4a::AsciiDoc(3pm) Ferramentas Po4a Locale::Po4a::AsciiDoc(3pm)

NOME

Locale::Po4a::AsciiDoc - converte documentos AsciiDoc de/para ficheiros PO

DESCRIÇÃO

O objetivo do projeto po4a (PO para tudo) é facilitar traduções (e mais interessante, a manutenção das traduções) usando ferramentas gettext em áreas onde eles não eram esperados como documentação.

Locale::Po4a::AsciiDoc é um módulo para ajudar a tradução de documentação no formato AsciiDoc.

OPÇÕES ACEITES POR ESTE MÓDULO

Estas são as opções particulares deste módulo:
definitions
O nome dum ficheiro que contém as definições para po4a, como definido na secção INLINE CUSTOMIZATION. Você pode usar esta opção se não épossível colocar as definições no documento a ser traduzido.

Em um ficheiro de definições, as linhas não podem começar com duas barras, e sim diretamente pelo po4a:.

entry
Lista separada por espaço das entradas de atributos que você deseja traduzir. Por padrão, nenhuma entrada de atributo é traduzida.
macro
Lista separada por espaço das definições de macro.
style
Lista separada por espaço das definições de estilos.
noimagetargets
Por padrão, os alvos das imagens de bloco são traduzíveis para dar oportunidade de fazer com que o conteúdo aponte para imagens traduzidas. Isso pode ser impedido configurando essa opção.
tablecells
Esta opção é um sinalizador que permite a segmentação de subtabelas em conteúdo das células. A segmentação é limitada ao conteúdo celular, sem qualquer análise dentro dele.
compat
Switch parsing rules to compatibility with different tools. Available options are "asciidoc" or "asciidoctor". Asciidoctor has stricter parsing rules, such as equality of length of opening and closing block fences.

INLINE CUSTOMAZITION

O módulo AsciiDoc pode ser personalizado com linhas começando com //po4a:. Estas linhas são interpretadas como comandos para analisar. Os seguintes comandos são reconhecidos:
//po4a: macro nome[lista de atributos]
Isso permite descrever em detalhes os parâmetros de uma macro; nome deve ser um nome de macro válida e termina com um sublinhado se o alvo deve ser traduzido.

O argumento lista de argumentos é uma lista separada por vírgulas que contém informações sobre argumentos traduzíveis. Esta lista contém números, para definir parâmetros posicionais, ou atributos nomeados.

Se um sinal de mais (+) é prefixo de nome, então a macro e seus argumentos são traduzidos como um todo. Não há necessidade de definir uma lista de atributos neste caso, mas colchetes devem estar presentes.

//po4a: estilo [lista de atributos]
Isso permite descrever em detalhes quais atributos de um estilo deve ser traduzido.

O argumento lista de argumentos é uma lista separada por vírgulas que contém informações sobre argumentos traduzíveis. Esta lista contém números, para definir parâmetros posicionais, ou atributos nomeados. O primeiro atributo é o nome do estilo e não será traduzido.

Se um sinal de mais (+) é prefixo do nome do estilo, então a lista de atributos é traduzida como um todo. Não há necessidade de definir atributos traduzíveis.

Se um sinal de menos (-) é prefixo do nome do estilo, então este atributo não é traduzido.

//po4a: entrada nome
Isso declara uma entrada de atributo como sendo traduzível. Por padrão, eles não estão traduzidos.

STATUS DESTE MÓDULO

Testado com sucesso em ficheiros AsciiDoc simples.

AUTORES

 Nicolas François <nicolas.francois@centraliens.net>
 Denis Barbier <barbier@linuxfr.org>

DIREITOS DE AUTOR E LICENÇA

 Copyright © 2005-2008 Nicolas FRANÇOIS <nicolas.francois@centraliens.net>.
 Copyright © 2012 Denis BARBIER <barbier@linuxfr.org>.
 Copyright © 2017 Martin Quinson <mquinson@debian.org>.

Este programa é software livre, você pode redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GPL (consulte o ficheiro CÓPIA).

2020-07-16 Ferramentas Po4a