Scroll to navigation

CONSOLE(4) Manual do Programador Linux CONSOLE(4)

NOME

console - terminal console e consoles virtuais

DESCRIÇÃO

Um sistema Linux tem a capacidade pra 63 consoles vituais (dispositivos de caracteres com número maior de dispositivo 4 e número menor de dispositivo entre 1 e 63), usualmente chamados /dev/ttyn com 1 ≤ n ≤ 63. O console atual é também endereçado por /dev/console ou /dev/tty0, o dispositivo de caractere com número maior de dispositivo 4 e número menor de dispositivo 0. Os arquivos de dispositivos /dev/* são usualmente criados usando o script MAKEDEV, ou usando mknod(1), usualmente com 0622 e proprietário root.tty.

Antes da versão 1.1.54 do kernel o número de consoles virtuais estava compilada dentro do kernel (em tty.h: #define NR_CONSOLES 8) e provavelmente alteradas peka edição e recompilação. Desde a versão 1.1.54 os consoles virtuais são criados em tempo real, tão logo eles sejam necessários.

Modos comuns para iniciar um processo sobre um console são: (a) tell init(8) (em inittab(5)) para iniciar um getty(8) no console; (b) ask open(1) para iniciar um processp no console; (c) start X - ele acharia o primeiro console sem uso, e exibiria a saída ali. (Havia além disso os antigos doshell(8).)

Modos comuns para trocar consoles são: (a) uso de Alt+Fn ou Ctrl+Alt+Fn para trocar para o console n; AltGr+Fn força trazer o console para você n+12 [onde Alt e AltGr reference para a teclas Alt esquerda e direita, respectivamente]; (b) uso de Alt+RightArrow ou Alt+LeftArrow para criar um ciclo direto de consoles presentemente alocados; (c) uso do programa chvt(1). (O mapeamento de teclas é selecionável pelo usuário, veja loadkeys(1); a combinação de teclas mencionada acima está de acordo com as seleções padrões.)

O comando deallocvt(1) (formalmente disalloc) livrará a memória ocupada pelos buffers de tela para consoles que não tenham um processo associado.

PROPRIEDADES

Consoles carregam um monte de estados. Eu tenho a esperança de documentar essas outra hora. O fato mais importantes é que o consoles simulam terminais vt100. Em particular, um console é devolvido ao estado inicial pela impressão de dois caracteres ESC c. Todas as seqüências de saída podem ser encontradas em console_codes(4).

ARQUIVOS

/dev/console
/dev/tty*

VEJA TAMBÉM

chvt(1), deallocvt(1), loadkeys(1), mknod(1), open(1), console_codes(4), console_ioctl(4), tty(4), ttys(4), charsets(7), getty(8), init(8), mapscrn(8) resizecons(8), setfont(8),

TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.

André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (tradução) Carlos Augusto Horylka <horylka@conectiva.com.br> (revisão)

31/10/1994 Linux