Scroll to navigation

PROTOCOLS(5) Manual do Programador do Linux PROTOCOLS(5)

NOME

protocols - arquivo de definição de protocolos

DESCRIÇÃO

Este arquivo é um arquivo ASCII, descrevendo os vários protocolos de internet DARPA que estão disponíveis para o subsistema TCP/IP. Ele pode ser consultado ao invés de usar os números nos arquivos ARPA incluídos ou, pior ainda, adivinhá-los. Estes números irão ocorrer no campo protocolo de qualquer cabeçalho de IP.

Deixe este arquivo intocado, já que mudanças resultariam em pacotes IP incorretos. Números de protocolos e nomes são especificados pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority).

Cada linha tem o seguinte formato:

protocolo número aliases ...

onde os campos são delimitados por espaços ou tabulações. Linhas vazias são ignoradas. Se uma linha contiver uma cerquilha (#), esta cerquilha e o resto da linha serão ignorados.

As descrições dos campos são:

protocolo
o nome nativo para o protocolo. Por exemplo, ip, tcp ou udp.
número
o número oficial para este protocolo como ele irá aparecer no cabeçalho de IP.
aliases
alias opcional para este protocolo.

Este arquivo pode ser distribuído sobre uma rede usando um serviço de nomes como Yellow Pages/NIS ou BIND/Hesiod.

ARQUIVOS

/etc/protocols
o arquivo de definição de protocolos.

VEJA TAMBÉM

getprotoent(3)

http://www.iana.org/assignments/protocol-numbers

COLOFÃO

Esta página faz parte da versão 5.07 do projeto Linux man-pages. Uma descrição do projeto, informações sobre relatórios de bugs e a versão mais recente desta página podem ser encontradas em https://www.kernel.org/doc/man-pages/.

TRADUÇÃO

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Roberto Selbach Teixeira <robteix@zaz.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para <debian-l10n-portuguese@lists.debian.org>.

5 agosto 2012 Linux