Scroll to navigation

dpkg-gensymbols(1) dpkg suite dpkg-gensymbols(1)

NOME

dpkg-gensymbols - gera ficheiros symbols (informação de dependência de biblioteca partilhada)

SINOPSE

dpkg-gensymbols [option...]

DESCRIÇÃO

dpkg-gensymbols sonda uma árvore de compilação temporária (debian/tmp por predefinição) à procura de bibliotecas e gera um ficheiro symbols a descrevê-los. Este ficheiro, se não vazio, é depois instalado no sub-directório DEBIAN da árvore de compilação para que seja incluído na informação de controle do pacote.

Quando gera esses ficheiros, usa como entrada alguns ficheiros de símbolos disponibilizados pelo maintainer. Procura os seguintes ficheiros (e usa o primeiro que encontra):

  • debian/package.symbols.arch
  • debian/symbols.arch
  • debian/package.symbols
  • debian/symbols

O principal interesse desse ficheiros é disponibilizar a versão mínima associada a cada símbolo fornecido pelas bibliotecas. Geralmente isso corresponde à primeira versão do pacote que forneceu o símbolo, mas pode ser incrementada pelo maintainer se o ABI do símbolo é extensível sem se quebrar a compatibilidade com versões anteriores. É da responsabilidade do maintainer manter esses ficheiros actualizados e precisos, mas o dpkg-gensymbols ajuda com isso.

Quando os ficheiros de símbolos gerados diferem daqueles fornecidos pelo maintainer, dpkg-gensymbols irá escrever um diff entre as duas versões. Mais ainda, se a diferença for muito significante, irá mesmo falhar (você pode personalizar quanta diferença pode ser tolerada, veja a opção -c).

MANTENDO FICHEIROS DE SÍMBOLOS

O formato de intercâmbio base do ficheiro de símbolos é descrito em deb-symbols(5), o qual é usado pelos ficheiros symbols incluídos em pacotes binários. Estes são gerados a partir de ficheiros se símbolos modelo com um formato baseado no anterior, descrito em deb-src-symbols(5) e incluído em pacotes fonte.

Os ficheiros de símbolos são apenas úteis se refletirem a evolução do pacote entre vários lançamentos. Assim o maintainer tem de os actualizar todas as vezes que é adicionado um novo símbolo para que a sua versão mínima associada corresponda à realidade.

Os diffs contidos nos logs de compilação podem ser usados com ponto de partida, mas o maintainer, adicionalmente, tem de certificar que o comportamento desses símbolos não alterou num modo que faça com que tudo o que usa esses símbolos e em link para a nova versão, deixem de funcionar com a versão antiga.

Na maioria dos casos, o diff aplica-se directamente ao ficheiro debian/package.symbols. Dito isso, geralmente são necessários mais ajustes: é recomendado, por exemplo, soltar a revisão Debian da versão mínima para que backports com um número de versão inferior mas a mesma versão de autor consigam ainda satisfazer as dependências geradas. Se uma revisão Debian não pode ser largada porque o símbolo foi realmente adicionado pela alteração específica de Debian, então deve-se acrescentar um sufixo à versão com ‘~’.

Antes de aplicar qualquer patch ao ficheiro symbols, o maintainer deve re-verificar que esta é saudável. Não é suposto símbolos públicos desaparecerem, assim a patch deve idealmente apenas adicionar novas linhas.

Note que você pode meter comentários em ficheiros de símbolos.

Não se esqueça de verificar se versões antigas de símbolos precisam de ser aumentadas. Não há maneira de dpkg-gensymbols poder avisar sobre isto. Aplica o diff às cegas ou assumir que não há nada para mudar se não existir um diff, sem verificar por tais mudanças, pode levar a pacotes com dependências soltas, que afirmam poder trabalhar com pacotes mais antigos com que já não podem trabalhar. Isto irá introduzir dificuldades de encontrar bugs com actualizações (parciais).

Boa gestão de biblioteca

Uma biblioteca bem mantida tem as seguintes características:

  • A sua API é estável (símbolos públicos nunca são largados, apenas símbolos públicos novos são adicionados) e alterações em modos incompatíveis sempre apenas quando o SONAME muda;
  • idealmente, usa a identificação da versão do símbolo para obter estabilidade da ABI apesar de alterações internas e extensão API;
  • não exporta símbolos privados (tais símbolos podem ser etiquetados de opcionais como meio de contornar).

Enquanto se mantém o ficheiro symbols, é fácil percebermos o aparecimento e desaparecimento de símbolos. Mas é mais difícil apanhar alterações de API e ABI incompatíveis. Assim o maintainer deve ler com atenção o registo de alterações do autor procurando casos onde as regras da boa gestão de bibliotecas foram quebradas. Se forem descobertos potenciais problemas, o autor original deve ser notificado pois uma correcção no autor é sempre melhor que um contorno especifico em Debian.

OPÇÕES

Sonda package-build-dir em vez de debian/tmp.
Define o nome do pacote. Requerido se mais do que um pacote binário estiver listado em debian/control (ou se não existir o ficheiro debian/control).
Define a versão do pacote. Usa por predefinição a versão extraída de debian/changelog. Requerido se chamado fora de uma árvore de pacote fonte.
Apenas analisa bibliotecas explicitas em vez de procurar todas as bibliotecas públicas. Você pode usar padrões de shell usadas para expansões de nome de caminho (veja o manual File::Glob(3perl) para detalhes) em library-file para corresponder a múltiplas bibliotecas com um único argumento (caso contrário você precisa de múltiplos -e).
Precede directory à lista de directórios a pesquisar por bibliotecas partilhadas privadas (desde dpkg 1.19.1). Esta opção pode ser usada várias vezes.

Nota: Use esta opção em vez de definir LD_LIBRARY_PATH, pois essa variável de ambiente é usado para controlar o vinculador de tempo-de-execução e abusar dela para definir caminhos de bibliotecas partilhadas durante a compilação pode ser problemático quando, por exemplo, se faz compilações cruzadas.

Usa nome-ficheiro como ficheiro de referência para gerar o ficheiro de símbolos que é integrado no próprio pacote.
Escreve o ficheiro de símbolos gerado na saída standard ou em filename se especificado, em vez de debian/tmp/DEBIAN/symbols (ou package-build-dir/DEBIAN/symbols se -P foi usado). Se filename é pré-existente, o seu conteúdo é usado como base para o ficheiro de símbolos gerado. Você pode usar esta funcionalidade para actualizar um ficheiro de símbolos para que corresponda à nova versão do autor da sua biblioteca.
Escreve o ficheiro de símbolos em modo de modelo em vez do formato compatível com deb-symbols(5). A principal diferença é que em modo de modelo os nomes dos símbolos e as etiquetas são escritos na sua forma original ao contrário dos nomes de símbolos pós-processados com as etiquetas despidas do modo de compatibilidade. Mais ainda, alguns símbolos podem ser omitidos quando se escreve um ficheiro deb-symbols(5) standard (de acordo com as regras de processamento de etiquetas) enquanto que todos os símbolos são sempre escritos no ficheiro modelo de símbolos.
Define as verificações a fazer quando se compara o ficheiro de símbolos gerado com o ficheiro modelo usado como ponto de partida. Por predefinição o nível é 1. Aumentar os níveis faz mais verificações e inclui todas as verificações de baixo nível.
Nunca falha.
Falha se alguns símbolos tiverem desaparecido.
Falha se alguns novo símbolos tiverem sido introduzidos.
Falha se algumas bibliotecas tiverem desaparecido.
Falha se algumas bibliotecas tiverem sido introduzidos.

Este valor pode ser sobreposto pela variável de ambiente DPKG_GENSYMBOLS_CHECK_LEVEL.

Mantêm-se calado e nunca gera um diff entre o ficheiro de símbolos gerados e o ficheiro modelo usando como ponto de arranque nem mostra nenhuns avisos sobre bibliotecas novas/perdidas nem símbolos novos/perdidos. Esta opção apenas desactiva os resultados informativos mas não os próprios testes (veja a opção -c).
Assume arch como arquitectura anfitriã quando processa ficheiros de símbolos. Use esta opção para gerar um ficheiro de símbolos ou a diferença para qualquer arquitectura desde que os seus binários já estejam disponíveis.
Activa o modo de depuração. São mostradas numerosas mensagens para explicar o que o dpkg-gensymbols faz.
Activa modo detalhado. O ficheiro de símbolos gerado contém símbolos abandonados como comentários. Mais ainda, em modo de modelo, os símbolos de padrões são seguidos de comentários que listam símbolos reais que corresponderam ao padrão.
-?, --help
Mostra a mensagem de utilização e termina.
Mostra a versão e termina.

AMBIENTE

Sobrepõe o nível de verificação do comando, mesmo se o argumento -c de linha de comandos tenha sido dado (note que isto vai contra a convenção comum de argumentos de linha de comandos a ter a precedência sobre as variáveis de ambiente).
Define o modo de cor (desde dpkg 1.18.5). Os valores actualmente aceites são: auto (predefinido), always e never.
Se definida, será usada para decidir se deve activar o Suporte a Linguagem Nativa. Também como conhecido como suporte de internacionalização (ou i18n) (desde dpkg 1.19.0). Os valores aceites são 0 e 1 (predefinição).

VEJA TAMBÉM

<https://people.redhat.com/drepper/symbol-versioning>, <https://people.redhat.com/drepper/goodpractice.pdf>, <https://people.redhat.com/drepper/dsohowto.pdf>, deb-src-symbol(5), deb-symbols(5), dpkg-shlibdeps(1).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2022-07-01 1.21.9