Scroll to navigation

deb-symbols(5) dpkg suite deb-symbols(5)

NOME

deb-symbols - ficheiro de informação de biblioteca partilhada extensiva de Debian

SINOPSE

DEBIAN/symbols

DESCRIÇÃO

Os ficheiros symbol são enviados em pacotes binários Debian, e o seu formato é um sub-conjunto dos ficheiros symbol modelo usados por dpkg-gensymbols(1) em pacotes fonte Debian.

O formato para uma entrada de informação de dependência de biblioteca partilhada extensiva nestes ficheiros é:


library-soname main-dependency-template
[| alternative-dependency-template]
[...]
[* field-name: field-value]
[...]
symbol minimal-version [id-of-dependency-template]

O library-soname é exactamente o valor do campo SONAME como exportado por objdump(1). Um dependency-template é uma dependência onde #MINVER# é substituída dinamicamente seja por uma verificação de versão tipo “(>= minimal-version)” ou por nada (se uma dependência isenta-de-versão for considerada suficiente).

Cada symbol exportado (listado como name@version, com version sendo “Base” se a biblioteca for isenta-de-versão) estiver associado a um minimal-version do seu modelo de dependência (o modelo de dependência principal é sempre usado e irá acabar sendo combinado com o modelo de dependência referenciado por id-of-dependency-template se presente). O primeiro modelo de dependência alternativa é numerado 1, o segundo 2, etc. Cada coluna é separada por exactamente um único espaço em branco.

Cada entrada para uma biblioteca pode também ter alguns campos de meta-informação. Esses campos são armazenados em linhas que começam com um asterisco. Actualmente, os únicos campos válidos são:

Indica que o nome do pacote “-dev” associado a um binário associado à biblioteca e é usado por dpkg-shlibdeps para certificar que a dependência gerada é pelo menos tão rigorosa como a dependência de compilação correspondente (desde dpkg 1.14.13).
O mesmo que Build-Depends-Package mas aceita uma lista separada por virgulas de nomes de pacotes (desde dpkg 1.20.0). Este campo irá sobrepor qualquer campo Build-Depends-Package presente, e é maioritariamente útil com pacotes “-dev” e meta-pacotes dependendo destes, digamos para um período de transição.
Indica que grupos de símbolos internos deverão ser ignorados, como uma lista separada por espaços em branco, para que os símbolos contidos nesses grupos sejam incluídos no ficheiro resultante (desde dpkg 1.20.1). Isto só deve ser necessário para pacotes ferramenta-cadeia que providenciem esses símbolos internos. Os grupos disponíveis são dependentes do sistema, para ELF e sistemas baseados em GNU estes são aeabi e gomp.
Um alias descontinuado para Allow-Internal-Symbol-Groups (desde dpkg 1.20.1, suportado desde dpkg 1.17.6).

EXEMPLOS

Ficheiro symbols simples

 libftp.so.3 libftp3 #MINVER#
  DefaultNetbuf@Base 3.1-1-6
  FtpAccess@Base 3.1-1-6
  [...]

Ficheiro symbols avançado

 libGL.so.1 libgl1
 | libgl1-mesa-glx #MINVER#
 * Build-Depends-Package: libgl1-mesa-dev
  publicGlSymbol@Base 6.3-1
  [...]
  implementationSpecificSymbol@Base 6.5.2-7 1
  [...]

VEJA TAMBÉM

<https://wiki.debian.org/Projects/ImprovedDpkgShlibdeps>, dpkg-shlibdeps(1), dpkg-gensymbols(1).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2022-04-01 1.21.7