Scroll to navigation

deb-old(5) dpkg suite deb-old(5)

NOME

deb-old - formato Debian de pacote binário do estilo antigo

SINOPSE

filename.deb

DESCRIÇÃO

O formato .deb é o formato de ficheiro de pacote binário Debian. Este manual descreve o formato antigo, usando antes de Debian 0.93. Por favor veja deb(5) para detalhes sobre o novo formato.

FORMATO

O ficheiro é duas linhas de informação de formato em texto ASCII, seguido de dois ficheiros ustar gzipados concatenados.

A primeira linha é o número de versão de formato acolchoado para 8 dígitos, e é 0.939000 para todos os arquivos de formato antigo.

A segunda linha é uma string decimal (sem zeros à esquerda) fornecendo o comprimento do primeiro ficheiro tar gzipado.

Cada uma destas linhas é terminada com um único caractere de nova-linha.

O primeiro ficheiro tar contem a informação de controlo, numa série de ficheiros normais. O ficheiro control tem de estar presente, pois ele contem o núcleo da informação de controle.

Em alguns arquivos muito antigos, os ficheiros no ficheiro tar de controlo podem opcionalmente estar num sub-directório DEBIAN. Nesse caso o sub-directório DEBIAN irá estar também no ficheiro tar de controlo, e o ficheiro tar de controlo terá apenas ficheiros nesse directório. Opcionalmente o ficheiro tar de controlo pode conter uma entrada para ‘.’, que é, o directório actual.

O segundo ficheiro tar gzipado é o arquivo do sistema de ficheiros, contendo nomes de caminhos relativos ao directório raiz do sistema onde vão ser instalados. OS nomes de caminhos não têm barras iniciais.

VEJA TAMBÉM

deb(5), dpkg-deb(1), deb-control(5).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2022-07-01 1.21.9