Scroll to navigation

DH_INSTALLMAN(1) Debhelper DH_INSTALLMAN(1)

NOME

dh_installman - instala manuais (man pages) em directórios de compilação de pacotes

RESUMO

dh_installman [debhelper opções] [manpage ...]

DESCRIÇÃO

dh_installman é um programa debhelper que lida com a instalação de paginas de manual (man pages) nas localizações correctas nos directórios de compilação de pacotes.

In compat 10 and earlier, this program was primarily for when upstream's build system does not properly install them as a part of its install step (or it does not have an install step). In compat 11 and later, it also supports the default searchdir plus --sourcedir like dh_install(1) and has the advantage that it respects the nodoc build profile (unlike dh_install(1)).

Mesmo que prefira usar dh_install(1) para instalar os manuais, o dh_installman pode ainda ser útil para converter a codificação da pagina de manual para UTF-8 e para converter links .so (como descrito abaixo). No entanto, essa parte acontece automaticamente sem nenhuma configuração explícita.

Você diz ao dh_installman quais manuais vão para os seus pacotes, e ele descobre onde os instalar com base no campo secção na sua linha .TH ou .Dt. Se você tem uma linha .TH ou .Dt correctamente formatada, o seu manual será instalado no directório correcto, com o nome correcto (isto inclui o manuseamento apropriado de páginas com uma sub-secção, como 3perl, a qual é colocada em man3, e é-lhe dada uma extensão .3perl). Se a sua linha .TH ou .Dt está incorrecta ou em falta, o programa pode adivinhar errado com base na extensão do ficheiro.

Também suporta manuais traduzidos, ao procurar extensões como .ll.8 e .ll_LL.8, ou pelo uso do switch --language.

Se o dh_installman parecer instalar um manual numa secção errada ou com a extensão errada, é porque o manual tem a secção errada listada nas suas linhas .TH or .Dt. Edite o manual e corrija a secção, e o dh_installman funcionará bem. Veja man(7) para detalhes acerca da secção .TH, e mdoc(7) para a secção .Dt. Se o dh_installman parecer instalar um manual num directório como /usr/share/man/pl/man1/, é porque o seu programa tem um nome como foo.pl, e o dh_installman assume que isso significa que está traduzido em Polaco. Use --language=C para evitar isto.

Após o passo da instalação do manual, o dh_installman irá verificar se algum dos manuais nos directórios temporários de todos os pacotes em que actua se contêm links .so. Se sim, altera-os para links simbólicos.

O dh_installman também irá usa o man para adivinhar a codificação de caracteres de cada manual e convertê-los para UTF-8. Se o trabalho de adivinhar falhar por alguma razão, você pode-o sobrepor usando uma declaração de codificação. Veja manconv(1) para detalhes.

Desde nível de compatibilidade 11 do debhelper em diante, o dh_install irá procurar os ficheiros em debian/tmp, se não os encontrar no directório actual (ou onde você o mandou procurar usando --sourcedir).

FICHEIROS

debian/pacote.manpages
Lista os manuais (man pages) a serem instalados.

OPÇÕES

-A, --all
Instala todos os ficheiros especificados pelos parâmetros de linha de comandos em TODOS os pacotes em que actua.
--language=ll
Use isto para especificar que os manuais onde se vai actuar estão escritos na linguagem especificada.
--sourcedir=directório
Procura no directório especificado por ficheiros para serem instalados. Esta opção requer compatibilidade 11 ou posterior (é ignorada em silêncio na compatibilidade 10 ou anterior).

Note que isto não é o mesmo que a opção --sourcedirectory usada pelos comandos dh_auto_*. Você raramente vai precisar de usar esta opção, pois o dh_installman procura automaticamente por ficheiros em debian/tmp no nível de compatibilidade 11 e superiores do debhelper.

manpage ...
Instala estes manuais no primeiro pacote onde se actua. (Ou em todos os pacotes caso for especificado -A).

EXEMPLOS

Um exemplo de ficheiro debian/manpages poderá parecer como isto:

  doc/man/foo.1
  # Translations
  doc/man/foo.da.1
  doc/man/foo.de.1
  doc/man/foo.fr.1
  # NB: The following line is considered a polish translation
  # of "foo.1" (and not a manpage written in perl called "foo.pl")
  doc/man/foo.pl.1
  # ...

NOTAS

Uma versão mais antiga deste programa, o dh_installmanpages(1), é ainda usado por alguns pacotes, e por isso ainda é incluída no debhelper. No entanto, está descontinuada, devido à sua interface contra-intuitiva e inconsistente. Use antes este programa.

VEJA TAMBÉM

debhelper(7)

Este programa é parte do debhelper.

AUTOR

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro a_monteiro@gmx.com ou Equipa Debian de Tradução Portuguesa traduz@debianpt.org.

2019-09-15 12.6.1