Scroll to navigation

DEBCONF-APT-PROGRESS.PT.1(1) Debconf DEBCONF-APT-PROGRESS.PT.1(1)

NOME

debconf-apt-progress - instala pacotes usando o debconf para mostrar uma barra de progresso

SINOPSE

 debconf-apt-progress [--] comando [argumentos ...]
 debconf-apt-progress --config
 debconf-apt-progress --start
 debconf-apt-progress --from waypoint --to waypoint [--] comando [argumentos ...]
 debconf-apt-progress --stop

DESCRIÇÃO

debconf-apt-progress instala pacotes usando o debconf para mostrar uma barra de progresso. O comando fornecido deve ser qualquer frontend do apt de linha de comandos; especificamente, deve enviar informação do processo para o descritor de ficheiro seleccionado pela opção de configuração "APT::Status-Fd", e deve manter os descritores de ficheiro nomeados pela opção de configuração "APT::Keep-Fds" abertos quando invoca o debconf (directamente ou indirectamente), porque esses descritores de ficheiro irão ser usados para o protocolo de passagem do debconf.

Os argumentos para o comando que você forneça devem geralmente incluir -y (para o apt-get ou aptitude) ou semelhante para evitar que o frontend do apt pare a aguardar entradas. debconf-apt-progress não pode fazer isto por si próprio porque o argumento apropriado pode diferir entre frontends do apt.

As opções --start, --stop, --from, e --to podem ser usadas para criar uma barra de progresso com múltiplos segmentos para os diferentes estágios de instalação, desde de que quem chama seja um confmodule debconf. O chamador também pode interagir com a barra de progresso usando o protocolo debconf se o desejar.

O debconf tranca a sua base de dados de configuração quando arranca, o que infelizmente torna inconveniente ter uma instância do debconf a mostrar a barra de progresso e outra a passar as perguntas do pacote que está a ser instalado. Se você está a usar uma barra de progresso de múltiplos segmentos, você tem que avaliar a saída da opção --config antes de arrancar o frontend do debconf para contornar isto. Veja "EXEMPLOS" in os EXEMPLOS na secção em baixo.

OPÇÕES

Escreve as variáveis de ambiente necessárias para iniciar um frontend de barra de progresso.
Inicia uma barra de progresso, correndo por predefinição de 0 a 100. Use --from and --to para usar outros pontos de finalização.
Se usado com --start, faz com que a barra de progresso comece em waypoint em vez de 0.

Caso contrário, instala os pacotes com a sua barra de progresso começando neste "waypoint". Tem de ser usado com --to.

Se usado com --start, faz com que a barra de progresso terminar em waypoint em vez de 100.

Caso contrário, instala os pacotes com a sua barra de progresso terminando neste "waypoint". Tem de ser usado com --from.

Pára uma barra de progresso em execução.
Evita o arranque, paragem e passos da barra de progressos. As mensagens de progresso do apt, eventos de alteração de media, e perguntas do debconf serão mesmo assim passadas através do debconf.
Especifica qual a percentagem da barra de progresso é usada para download de pacotes. O restante será usado para a instalação dos pacotes. A predefinição que se usa é 15% para o download e os restantes 85% para a instalação.
Envia a saída normal do apt para o ficheiro fornecido.
Envia a saída normal do apt para o stderr. Se você não fornecer nem --logfile nem --logstderr, a saída normal do apt será descartada.
--
Termina as opções. Como você normalmente precisa de fornecer pelo menos o argumento -y ao comando que está a ser executado, normalmente irá precisar de usar -- para prevenir que isso seja interpretado como uma opção para o próprio debconf-apt-progress.

EXEMPLOS

Instala o ambiente de trabalho GNOME e um ambiente de desenvolvimento do sistema de janelas X dentro duma barra de progresso:

 debconf-apt-progress -- aptitude -y install gnome x-window-system-dev

Instala os ambientes GNOME, KDE e XFCE dentro duma única barra de progresso, alocando 45% da barra de progresso para cada GNOME e KDE e os restantes 10% para o XFCE:

 #! /bin/sh
 set -e
 case $1 in
   '')
     eval "$(debconf-apt-progress --config)"
     "$0" debconf
     ;;
   debconf)
     . /usr/share/debconf/confmodule
     debconf-apt-progress --start
     debconf-apt-progress --from 0 --to 45 -- apt-get -y install gnome
     debconf-apt-progress --from 45 --to 90 -- apt-get -y install kde
     debconf-apt-progress --from 90 --to 100 -- apt-get -y install xfce4
     debconf-apt-progress --stop
     ;;
 esac

CÓDIGO DE RETORNO

O código de saída do comando especificado é devolvido, a menos que o utilizador carregue no botão 'cancelar' na barra de progresso. Se o botão' cancelar' for carregado, é devolvido um valor de 30. Para evitar ambiguidade, se o comando devolver 30, é devolvido um valor de 3.

AUTORES

Colin Watson <cjwatson@debian.org>

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

Américo Monteiro <a_monteiro@netcabo.pt>, 2010, 2012

Por favor comunique quaisquer erros de tradução para a_monteiro@netcabo.pt, l10n@debianpt.org, ou submeta um relatório de bug contra o pacote debconf.

2021-10-29