Scroll to navigation

cups-files.conf(5) OpenPrinting cups-files.conf(5)

NOME

cups-files.conf - ficheiro de configuração de ficheiro e directório para cups

DESCRIÇÃO

O ficheiro cups-files.conf configura os ficheiro e directórios usados pelo agendador do CUPS, cupsd(8). Fica normalmente localizado no directório /etc/cups.

Cada linha no ficheiro pode ser uma directiva configurável, uma linha em branco, ou um comentário. As directivas de configuração consistem tipicamente de um nome e zero ou mais valores separados por espaços em branco. O nome e valores da directiva de configuração são sensíveis a maiúsculas/minúsculas. As linhas de comentários começam com o caractere #.

DIRECTIVAS

As seguintes directivas são compreendidas pelo cupsd(8):

Define o nome de ficheiro do registo de acesso. Especificar um nome de ficheiro vazio desactiva a geração de registos de acesso. O valor "stderr" faz com que as entradas no registo sejam enviadas para o ficheiro de erro standard quando o agendador corre em primeiro plano, ou para o daemon de log do sistema quando corre em plano de fundo. O valor "syslog" faz com que as entradas no registo sejam enviadas para o daemon de log do sistema. O nome do servidor pode ser incluído nos nomes de ficheiros usando a string "%s", por exemplo:

AccessLog /var/log/cups/%s-access_log
A predefinição é "/var/log/cups/access_log".
Especifica o directório a usar para ficheiros temporários de longa-vida (cache). A predefinição é "/var/spool/cups/cache" ou "/var/cache/cups" dependendo da plataforma.
Especifica as permissões para todos os ficheiros de configuração que o agendador escreve. A predefinição é "0644" no macOS e "0640" em todos os outros sistemas operativos.

Nota: As permissões para o ficheiro printers.conf são actualmente mascaradas para apenas permitir acesso a partir do utilizador agendador (tipicamente o root). isto é feito porque os URIs de dispositivos de impressoras por vezes contêm informação de autenticação sensível que geralmente não deve ser conhecida no sistema. Não existe modo de desactivar esta característica de segurança.

Especifica se o agendador cria automaticamente certificados auto-assinados para ligações de clientes usando TLS. A predefinição é sim (yes).
Especifica o directório onde os ficheiros de dados podem ser encontrados. A predefinição é geralmente "/usr/share/cups".
Especifica o directório raiz para o conteúdo da interface web do CUPS. A predefinição é geralmente "/usr/share/doc/cups".
Define o nome de ficheiro do registo de erros. Especificar um nome de ficheiro vazio desactiva a geração de registos de erros. O valor "stderr" faz com que as entradas no registo sejam enviadas para o ficheiro de erro standard quando o agendador corre em primeiro plano, ou para o daemon de log do sistema quando corre em plano de fundo. O valor "syslog" faz com que as entradas no registo sejam enviadas para o daemon de log do sistema. O nome do servidor pode ser incluído nos nomes de ficheiros usando a string "%s", por exemplo:

ErrorLog /var/log/cups/%s-error_log
A predefinição é "/var/log/cups/error_log".
Especifica quais erros são fatais, fazendo o agendador terminar. A predefinição é "config". As strings kind são:
Nenhum erro é fatal.
Todos os erros em baixo são fatais.
Erros de inicialização do navegação são fatais, por exemplo, ligações falhadas ao daemon DNS-SD.
Erros de sintaxe do ficheiro de configuração são fatais.
Erros de escuta em Porto são fatais, excepto para falhas de IPv6 nos endereços loopback ou "any".
A criação do ficheiro de registo ou erros de escrita são fatais.
Permissões de ficheiros erradas no arranque são fatais, por exemplo, certificados TLS partilhados e ficheiros chave com permissões de leitura para todo o mundo.
Especifica o nome ou ID do grupo que irá ser usado quando se executa programas externos. O grupo predefinido é específico do sistema operativo mas é geralmente "lp" ou "nobody".

Especifica o nome ou ID do grupo que irá ser usado para ficheiros de registo. O grupo predefinido é específico do sistema operativo mas é geralmente "lp" ou "nobody".
Especifica as permissões para todos os ficheiros de registo que o agendador cria. A predefinição é "0644".
Define o nome de ficheiro do registo de páginas. O valor "stderr" faz com que as entradas no registo sejam enviadas para o ficheiro de erro standard quando o agendador corre em primeiro plano, ou para o daemon de log do sistema quando corre em plano de fundo. O valor "syslog" faz com que as entradas no registo sejam enviadas para o daemon de log do sistema. Especificar um nome de ficheiro vazio desactiva a geração de registo de páginas. O nome do servidor pode ser incluído nos nomes de ficheiros usando a string "%s", por exemplo:

PageLog /var/log/cups/%s-page_log
A predefinição é "/var/log/cups/page_log".
Passa as variável(is) de ambiente especificadas para os processos filho. Nota: As variáveis de filtro CUPS standard e ambiente de backend não podem ser sobrepostas usando esta directiva.
Especifica o nome de utilizador que é associado a acessos autenticados por cliente que afirmam ser o utilizador root. A predefinição é "remroot".
Especifica o directório que contém trabalhos de impressão e outros dados de pedidos HTTP. A predefinição é "/var/spool/cups".
Especifica o nível de segurança de sandbox que é aplicado a filtros de impressão, backends, e outros processos filho do agendador. A predefinição é "strict". Actualmente esta directiva é apenas utilizada no macOS.
Especifica o directório que contém os backends, programas CGI, filtros, programas de ajuda, notificadores, e monitores de porto. A predefinição é "/usr/lib/cups" ou "/usr/libexec/cups" dependendo da plataforma.
Especifica a localização de certificados TLS e chaves privadas. A predefinição é "/Library/Keychains/System.keychain" no macOS e "/etc/cups/ssl" em todos os outros sistemas operativos. O macOS usa a sua base de dados keychain para guardar os certificados e chaves enquanto as outras plataformas usam ficheiros separados no directório especificado, *.crt para certificados codificados em PEM e *.key para chaves privadas codificadas em PEM.
Especifica o directório que contém os ficheiros de configuração do servidor. A predefinição é "/etc/cups".
Define a variável de ambiente especificada a ser passada a processos filho. Nota: As variáveis de filtro CUPS standard e ambiente de backend não podem ser sobrepostas usando esta directiva.
Especifica o directório a usar para ficheiros de certificados PID e locais. A predefinição é "/var/run/cups" ou "/etc/cups" dependendo da plataforma.
Especifica se o agendador chama fsync(2) após escrever ficheiros de configuração ou estado.
Especifica os grupo(s) a usar para autenticação do grupo @SYSTEM. A predefinição contém "admin", "lpadmin", "root", "sys", e/ou "system".
Especifica o directório onde os ficheiros temporários de curto prazo são guardados. A predefinição é "/var/spool/cups/tmp".
Especifica o nome de utilizador ou ID que é usado quando se correm programas externos. A predefinição é "lp".

DIRECTIVAS DESCONTINUADAS

As seguintes directivas estão descontinuadas e serão removidas numa futura versão do CUPS.

Especifica se o pseudo-dispositivo ficheiro pode ser usado para novas filas de impressão. O URI "file:///dev/null" é sempre permitido. Dispositivos ficheiro não podem ser usados com filas de impressão "raw" - é requerido um ficheiro PPD. O ficheiro especificado é sobrescrito para cada trabalho de impressão. Escrever para directórios não é suportado.
Especifica um ficheiro que é preenchido com uma lista de filas de impressão locais.
Especifica o formato a usar para o ficheiro Printcap. "bsd" é o formato histórico de ficheiro printcap LPD. "plist" é o formato de ficheiro plist da Apple. "solaris" é o formato histórico de ficheiro printcap LPD.

NOTAS

O agendador TEM de ser reiniciado manualmente após se fazer alterações no ficheiro cups-files.conf. Em Linux isto é feito tipicamente usando o comando systemctl(8), enquanto no macOS é usado o comando launchctl(8).

VEJA TAMBÉM

classes.conf(5), cups(1), cupsd(8), cupsd.conf(5), mime.convs(5), mime.types(5), printers.conf(5), subscriptions.conf(5), Ajuda Online do CUPS (http://localhost:631/help)

COPYRIGHT

Copyright © 2020-2022 by OpenPrinting.

CUPS 2021-03-06