Scroll to navigation

APT-KEY(8) APT APT-KEY(8)

NOME

apt-key - Utilitário de gestão de chaves do APT descontinuado

SINOPSE

apt-key [--keyring nome_do_ficheiro] {add nome_do_ficheiro | del id_de_chave | export id_de_chave | exportall | list | finger | adv | update | net-update | {-v | --version} | {-h | --help}}

DESCRIÇÃO

apt-key é usado para gerir uma lista de chaves usadas pelo apt para autenticar pacotes. Os pacotes que foram autenticados com estas chaves serão considerados de confiança.

O uso de apt-key está descontinuado, excepto para o uso de apt-key del em scripts de maintainer para remover chaves existentes do chaveiro principal. Se tal utilização do apt-key é desejada, é requerida a instalação adicional da suite GNU Privacy Guard (empacotada em gnupg).

apt-key(8) estará disponível por último em Debian 11 e Ubuntu 22.04.

FICHEIROS DE CHAVEIRO SUPORTADOS

O apt-key suporta apenas o formato binário OpenPGP (também conhecido como "GPG key public ring") em ficheiros com a extensão "gpg", não o formato de base de dados keybox introduzido em novas versões gpg(1) como predefinição para ficheiros de chaveiro. Os ficheiros chaveiro binários que se destinam a ser usados com qualquer versão do apt devem por isto ser sempre criados com gpg --export.

Como alternativa, se todos os sistemas que devem estar a usar o chaveiro criado têm pelo menos a versão de apt >= 1.4 instalada, você pode usar o formato blindado de ASCII com a extensão "asc" em substituição o qual pode ser criado com gpg --armor --export.

COMANDOS

add nome_do_ficheiro (descontinuado)

Adiciona uma chave nova à lista de chaves de confiança. A chave é lida a partir do nome de ficheiro dado com o parâmetro nome_do_ficheiro ou se o nome do ficheiro for - a partir da entrada standard.

É crítico que as chaves adicionadas manualmente via apt-key sejam verificadas que pertencem ao dono dos repositórios que elas afirmam ser, caso contrário a infraestrutura apt-secure(8) fica completamente indeterminada.

Note: Em vez de se usar este comando, deve-se colocar um chaveiro directamente no directório /etc/apt/trusted.gpg.d/ com um nome descritivo e com "gpg" ou "asc" como extensão de ficheiro.

del id_de_chave (maioritariamente descontinuado)

Remove uma chave da lista de chaves de confiança.

export id_de_chave (descontinuado)

Escreve o id_de_chave da chave na saída standard.

exportall (descontinuado)

Escreve todas as chaves de confiança na saída standard.

list, finger (descontinuado)

Lista as chaves de confiança com impressões digitais.

adv (descontinuado)

Passa opções avançadas ao gpg. Com adv --recv-key você pode por exemplo descarregar uma chave de servidores de chaves directamente para o conjunto de chaves de confiança. Note que não são feitas verificações, portanto é fácil enfraquecer completamente a infraestrutura apt-secure(8) se for usado sem cuidado.

update (descontinuado)

Actualiza o chaveiro local com o chaveiro do arquivo e remove do chaveiro local as chaves de arquivo que já não são válidas. O chaveiro do arquivo é submetido no pacote archive-keyring da sua distribuição, por exemplo o pacote debian-archive-keyring em Debian.

Note que uma distribuição não precisa e de facto nem deve usar mais este comando e em vez disso empacotar ficheiros chaveiro no directório /etc/apt/trusted.gpg.d directamente pois isto evita uma dependência no gnupg e é mais fácil gerir as chaves ao simplesmente adicionar e remover ficheiros para responsáveis e utilizadores de modo semelhante.

net-update (descontinuado)

Executa uma actualização que funciona de modo semelhante ao comando update em cima, mas obtém o chaveiro do arquivo a partir de um URI e valida-o com uma chave mestra. Isto requer um wget(1) instalado e uma compilação de APT configurada para ter um servidor de onde obter e um chaveiro mestre para validação. O APT em Debian não suporta este comando, confiando em vez disso no update, mas o APT do Ubuntu fá-lo.

OPÇÕES

Note que as opções precisam ser definidas antes dos comandos descritos na secção prévia.

--keyring nome_do_ficheiro (descontinuado)

Com esta opção é possível especificar um ficheiro de chaveiro específico com o qual o comando deve operar. A predefinição é que um comando é executado no ficheiro trusted.gpg assim como em todas as partes do directório trusted.gpg.d, assim trusted.gpg é o chaveiro principal o que significa que, por exemplo, as novas chaves são adicionadas a este.

DESCONTINUAÇÃO

Excepto para usar apt-key del em scripts de maintainer, o uso de apt-key está descontinuado. Esta secção mostra como substituir o uso existente de apt-key.

Se o seu uso existente de apt-key add se parecer com isto:

wget -qO- https://myrepo.example/myrepo.asc | sudo apt-key add -

Então você pode substituir directamente isto por (contudo note a recomendação em baixo):

wget -qO- https://myrepo.example/myrepo.asc | sudo tee /etc/apt/trusted.gpg.d/myrepo.asc

Certifique-se de usar a extensão "asc" para as chaves blindadas ASCII e a extensão "gpg" para o formato binário OpenPGP (também conhecido como "GPG key public ring"). O formato binário OpenPGP funciona para todas as versões do apt, enquanto o formato blindado ASCII funciona para apt versão >= 1.4.

Recomendação: Em vez de colocar chaves no directório /etc/apt/trusted.gpg.d, você pode coloca-las em qualquer local no seu sistema de ficheiros ao usar a opção Signed-By no seu sources.list e apontando para o nome de ficheiro da chave. Veja sources.list(5) para detalhes. Desde o APT 2.4, é fornecido /etc/apt/keyrings como a localização recomendada para chaves não geridas por pacotes. Quando se usa sources.list ao estilo deb822, e com a versão de apt >= 2.4, a opção Signed-By pode também ser usada para incluir a chave blindada ASCII completa directamente no sources.list sem um ficheiro adicional.

FICHEIROS

/etc/apt/trusted.gpg

Chaveiro de chaves de confiança locais, as novas chaves serão adicionadas aqui. Item de Configuração: Dir::Etc::Trusted.

/etc/apt/trusted.gpg.d/

Fragmentos de ficheiro para as chaves de confiança, chaveiros adicionais podem ser armazenados aqui (por outros pacotes ou pelo administrador). Item de Configuração Dir::Etc::TrustedParts.

/etc/apt/keyrings/

Local para armazenar chaveiros adicionais para serem usados com Signed-By.

VEJA TAMBÉM

apt-get(8), apt-secure(8)

BUGS

página de bugs do APT[1]. Se deseja reportar um bug no APT, por favor veja /usr/share/doc/debian/bug-reporting.txt ou o comando reportbug(1).

AUTOR

APT foi escrito pela equipa do APT <apt@packages.debian.org>.

TRADUÇÃO

A tradução Portuguesa foi feita por Américo Monteiro <a_monteiro@netcabo.pt> de 2009 a 2012. A tradução foi revista pela equipa de traduções portuguesas da Debian <traduz@debianpt.org>.

Note que este documento traduzido pode conter partes não traduzidas. Isto é feito propositadamente, para evitar perdas de conteúdo quando a tradução está atrasada relativamente ao conteúdo original.

AUTORES

Jason Gunthorpe

Equipa do APT

NOTAS

1.
página de bugs do APT
22 Fevereiro 2022 APT 2.5.2