Scroll to navigation

DELUSER(8) System Manager's Manual DELUSER(8)

NOME

deluser, delgroup - remove um utilizador ou grupo do sistema

SINOPSE

deluser [--backup] [--backup-suffix str] [--backup-to directório] [--conf ficheiro] [--debug] [--remove-all-files] [--remove-home] [--quiet] [--verbose] user
deluser [--system] [--backup] [--backup-suffix str] [--backup-to directório] [--conf ficheiro] [--debug] [--remove-all-files] [--remove-home] [--quiet] [--verbose] user
deluser --group [--conf ficheiro] [--debug] [--only-if-empty] [--quiet] [--verbose] group
delgroup [--system] [--conf ficheiro] [--debug] [--only-if-empty] [--quiet] [--verbose] group
deluser [--conf ficheiro] [--debug] [--quiet] [--verbose] user group
deluser --help
deluser --version

DESCRIÇÃO

O deluser e o delgroup removem utilizadores e grupos do sistema de acordo com as opções de linha de comandos e informação de configuração em /etc/deluser.conf e /etc/adduser.conf.

São frontends amigáveis para os programas userdel e groupdel, removendo o directório home como opção ou até todos os ficheiros no sistema cujo dono é o utilizador que vai ser removido, correndo um script personalizado, e outras funcionalidades.

Para uma lista completa e explicação de todas as opções, veja a secção OPÇÕES.

deluser e delgroup podem ser executados em um de três modos:

Remove um utilizador

Se chamado com um argumento não-opção e sem a opção --group, deluser irá remover um utilizador não-sistema.

Por predefinição, o deluser irá remover o utilizador sem remover o directório home, o spool de mail ou quaisquer outros ficheiros no sistema cujo dono é o utilizador em questão. Remover o directório home e o spool de mail pode ser conseguido usando a opção --remove-home.

A opção --remove-all-files remove todos os ficheiros no sistema cujo dono é o utilizador em questão. Note que se activar ambas as opções, --remove-home não irá produzir efeito adicional porque todos os ficheiros incluindo o directório home e spool de mail já estão cobertos pela opção --remove-all-files.

Se deseja salvaguardar todos os ficheiros antes de os apagar, pode activar a opção --backup a qual irá criar um ficheiro nome-de-utilizador.tar(.gz|.bz2) no directório especificado pela opção --backup-to.

Por predefinição, o arquivo de salvaguarda é comprimido com gzip. Para mudar isto, a opção --backup-suffix pode ser definida a qualquer sufixo suportado pelo tar --auto-compress (ex. .gz, .bz2, .xz).

O deluser irá recusar remover a conta do root.

Se a opção --system for dada na linha de comandos, a operação de apagar só é realmente executada se o utilizador for um utilizador de sistema. Adicionalmente, se o utilizador não existir, nenhum valor de erro é retornado. Os scripts de maintainer do pacote Debian podem usar esta bandeira para remover utilizadores ou grupos de sistema enquanto ignoram os casos onde a remoção já ocorreu.

Remover um grupo

Se o deluser for chamado com a opção --group, ou o delgroup for chamado, será removido um grupo. O grupo primário de um utilizador não pode ser removido. Se a opção --only-if-empty for dada, o grupo não será removido se ainda tiver algum membro.

A opção --system adiciona a mesma funcionalidade como para utilizadores, respetivamente.

Remover um utilizador de um grupo especifico

Se chamado com dois argumentos não-opções. deluser irá remover um utilizador de um grupo especifico.

OPÇÕES

Os diferentes modos do deluser permitem diferentes opções. Se nenhum modo válido estiver listado para uma opção, ela é aceite em todos os modos.

Versões curtas para certas opções podem existir por razões históricas. Elas vão continuar a ser suportadas, mas estão removidas da documentação. Os são aconselhados a migrarem para a versão longa das opções.

Faz backup de todos os ficheiros contidos na home do utilizador e o ficheiro mailspool para um ficheiro chamado username.tar.bz2 ou username.tar.gz. Modos Válidos: deluser, deluser --system,
Seleciona o algoritmo de compressão para um backup de directório home. Pode ser definido para qualquer sufixo reconhecido por tar --auto-compress. A predefinição é .gz. Modos Válidos: deluser, deluser --system,
Coloca os ficheiros de backup não no directório actual mas em dir. Isto implicitamente define também --backup. (predefinido para o directório de trabalho actual). Modos Válidos: deluser, deluser --system,
Usa ficheiro em vez dos ficheiros predefinidos /etc/deluser.conf e /etc/adduser.conf. Podem ser dadas várias opções --conf.
Activa código de depuração.
Remove um grupo. Esta é a acção predefinida se o programa for invocado como delgroup. Modo Válido: deluser.
Mostra instruções breves.
Apenas remove se já não existir nenhum membro. Modos Válidos: deluser --group, delgroup,
Suprime mensagens informativas, apenas mostra avisos e erros.
Remove todos os ficheiros do sistema cujo dono seja este utilizador. Nota: --remove-home não faz mais efeito. Se --backup for especificado, os ficheiros são apagados após a execução do backup. Modos Válidos: deluser, deluser --system,
Remove o directório home do utilizador e o seu mailspool. Se --backup for especificado, os ficheiros são apagados após a execução do backup. Modos Válidos: deluser, deluser --system,
Apenas apaga se utilizador/grupo for um utilizador/grupo de sistema. Se o utilizador não existir, nenhum valor de erro é devolvido. Modos Válidos: deluser, deluser --system,
Fica mais detalhado.
Mostra informação de versão e copyright.

VALORES DE RETORNO

0
Sucesso: A acção foi executada com sucesso.
1
O utilizador a apagar não era uma conta de sistema. Nenhuma acção foi executada.
2
Não existe tal utilizador. Nenhuma acção foi executada.
3
Não existe tal grupo. Nenhuma acção foi executada.
4
Erro interno. Nenhuma acção foi executada.
5
O grupo para apagar não está vazio. Nenhuma acção foi executada.
6
O utilizador não pertence ao grupo especificado. Nenhuma acção foi executada.
7
Não pode remover um utilizador do seu grupo principal. Nenhuma acção foi executada.
8
O pacote sugerido 'perl' não está instalado. Este pacote é necessário para executar as acções requisitadas. Nenhuma acção foi executada.
9
A conta do root não pode ser apagada. Nenhuma acção foi executada.

SEGURANÇA

O deluser precisa de privilégios de root e oferece via opção de linha de comandos --conf a utilização de diferentes ficheiros de configuração. Não use o sudo ou ferramentas semelhantes para dar privilégios parciais ao deluser com parâmetros de linha de comandos restritos. Isto é fácil de contornar e pode permitir que utilizadores criem contas arbitrárias. Se você deseja isto, consider escrever o seu próprio script envelope e dê privilégios para executar esse script.

FICHEIROS

/etc/deluser.conf Ficheiro de configuração predefinido para deluser e delgroup

/usr/local/sbin/deluser.local
Adições personalizadas opcionais, veja deluser.local(8)

VEJA TAMBÉM

adduser(8), deluser.conf(5), deluser.local.conf(8), groupdel(8), userdel(8)

Debian GNU/Linux