Scroll to navigation

DH_INSTALLMAN(1) Debhelper DH_INSTALLMAN(1)

NOME

dh_installman - instala manuais (man pages) em directórios de compilação de pacotes

RESUMO

dh_installman [debhelper opções] [manpage ...]

DESCRIÇÃO

dh_installman é um programa debhelper que lida com a instalação dos manuais (páginas man) nas localizações correctas nos directórios de compilação dos pacotes. Você diz-lhe quais manuais vão para os seus pacotes, e ele descobre onde os instalar com base no campo secção na sua linha .TH ou .Dt. Se você tem uma linha .TH ou .Dt correctamente formatada, o seu manual será instalado no directório correcto, com o nome correcto (isto inclui o manuseamento apropriado de páginas com uma sub-secção, como 3perl, a qual é colocada em man3, e é-lhe dada uma extensão .3perl). Se a sua linha .TH ou .Dt está incorrecta ou em falta, o programa pode adivinhar errado com base na extensão do ficheiro.

Também suporta manuais traduzidos, ao procurar extensões como .ll.8 e .ll_LL.8, ou pelo uso do switch --language.

Se o dh_installman parecer instalar um manual numa secção errada ou com a extensão errada, é porque o manual tem a secção errada listada nas suas linhas .TH or .Dt. Edite o manual e corrija a secção, e o dh_installman funcionará bem. Veja man(7) para detalhes acerca da secção .TH, e mdoc(7) para a secção .Dt. Se o dh_installman parecer instalar um manual num directório como /usr/share/man/pl/man1/, é porque o seu programa tem um nome como foo.pl, e o dh_installman assume que isso significa que está traduzido em Polaco. Use --language=C para evitar isto.

Após o passo da instalação do manual, o dh_installman irá verificar se algum dos manuais nos directórios temporários de todos os pacotes em que actua se contêm links .so. Se sim, altera-os para links simbólicos.

O dh_installman também irá usa o man para adivinhar a codificação de caracteres de cada manual e convertê-los para UTF-8. Se o trabalho de adivinhar falhar por alguma razão, você pode-o sobrepor usando uma declaração de codificação. Veja manconv(1) para detalhes.

FICHEIROS

debian/pacote.manpages
Lista os manuais (man pages) a serem instalados.

OPÇÕES

-A, --all
Instala todos os ficheiros especificados pelos parâmetros de linha de comandos em TODOS os pacotes em que actua.
--language=ll
Use isto para especificar que os manuais onde se vai actuar estão escritos na linguagem especificada.
manpage ...
Instala estes manuais no primeiro pacote onde se actua. (Ou em todos os pacotes caso for especificado -A).

NOTAS

Uma versão mais antiga deste programa, o dh_installmanpages(1), é ainda usado por alguns pacotes, e por isso ainda é incluída no debhelper. No entanto, está descontinuada, devido à sua interface contra-intuitiva e inconsistente. Use antes este programa.

VEJA TAMBÉM

debhelper(7)

Este programa é parte do debhelper.

AUTOR

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro a_monteiro@gmx.com ou Equipa Debian de Tradução Portuguesa traduz@debianpt.org.

2017-01-25 10.2.5