Scroll to navigation

DH_INSTALL(1) Debhelper DH_INSTALL(1)
 

NOME

dh_install - instala ficheiros em directórios de compilação de pacotes

RESUMO

dh_install [-Xitem] [--autodest] [--sourcedir= directório] [ opções do debhelper] [ ficheiro|directório ...  directório de destino]

DESCRIÇÃO

dh_install é um programa debhelper que lida com a instalação de ficheiros em directórios de compilação de pacotes. Existem muitos comandos dh_install* que lidam com a instalação de tipos de ficheiros específicos como documentação, exemplos, manuais, e por ai fora, e esses devem ser usados sempre que possível pois geralmente eles têm inteligência extra para essas tarefas particulares. Então, o dh_install é útil para instalar tudo o resto, para qual não é necessária inteligência particular. É um substituto do antigo comando dh_movefiles.
Este programa pode ser usado de uma ou duas maneiras. Se você tem apenas um ficheiro ou dois que o Makefile do autor não instala por si, pode correr o dh_install neles para os mover para a localização. Por outro lado, talvez você tenha um pacote grande que compila vários pacotes binários. Você pode usar o Makefile do autor para os instalar todos em debian/tmp, e depois usar o dh_install para copiar directórios e ficheiros de lá para para os directórios apropriados de compilação de pacotes.
Desde nível de compatibilidade 7 do debhelper em diante, o dh_install irá procurar os ficheiros em debian/tmp, se não os encontrar no directório actual (ou onde você o mandou procurar usando --sourcedir).

FICHEIROS

debian/pacote.install
Lista os ficheiros a instalar em cada pacote e o directório onde eles devem ser instalados. O formato é um conjunto de linhas, onde cada linha lista um ficheiro ou ficheiros a instalar, e no fim da linha diz o directório onde deverão ser instalados. O nome dos ficheiros (ou directórios) a instalar devem ser fornecidos relativamente ao directório actual, enquanto que o directório de instalação é fornecido relativamente ao directório de compilação do pacote. Você pode usar wildcards nos nomes dos ficheiros a instalar (em modo v3 e superior).
Note que se você lista exactamente um nome de ficheiro ou um padrão de wildcard numa linha sozinho, sem um destino explícito, então o dh_install irá adivinhar automaticamente o destino a usar, do mesmo modo em que se a opção --autodest fosse usada.
debian/not-installed
Lista os ficheiros que são deliberadamente não instalados em nenhum pacote binário. Os caminhos listados neste ficheiro são ( apenas) ignorados pela verificação feita via --list-missing (ou --fail-missing). No entanto, isto não é um método para excluir ficheiros de serem instalados. Por favor use --exclude para isso.
Por favor tenha em mente que o dh_install não irá expandir as wildcards neste ficheiro.

OPÇÕES

--list-missing
Esta opção faz o dh_install manter um acompanhamento dos ficheiros que instala, e depois no final, compara essa lista com os ficheiros no directório fonte. Se algum dos ficheiros (e links simbólicos) no directório fonte não foi instalado para algum sítio, ele vai avisar no stderr acerca disso.
Isto pode ser útil se você tem um pacote grande e quer certificar-se que não se esquece de instalar ficheiros adicionados recentemente em novos lançamentos do autor original.
Note que não há advertências sobre ficheiros que estão excluídos de serem movidos via opção -X.
--fail-missing
Esta opção é como --list-missing, excepto se um ficheiro estiver em falta, não irá apenas listar os ficheiros em falta, mas também vai falhar com um código exit não-zero.
-Xitem, --exclude=item
Exclui de serem instalados ficheiros que tenham item em qualquer ponto no seu nome de ficheiro.
--sourcedir=directório
Procura no directório especificado por ficheiros a instalar.
Note que isto não é o mesmo que a opção --sourcedirectory usada pelos comandos dh_auto_*. Você raramente vai precisar de usar esta opção, pois o dh_install procura automaticamente por ficheiros em debian/tmp no nível de compatibilidade 7 e superiores do debhelper.
--autodest
Adivinha o directório de destino para onde instalar as coisas. Se isto for especificado, você não deve listar directórios de destino nos ficheiros debian/package.install nem na linha de comandos. Em vez disso, o dh_install irá adivinhar no método que se segue:
Despoja debian/tmp (ou o sourcedir se for fornecido um) da frente do nome de ficheiro, se estiver presente, e instala-lo no nome de directório do nome de ficheiro. Então, se o nome de ficheiro for debian/tmp/usr/bin, então esse directório será copiado para debian/package/usr/. Se o nome de ficheiro for debian/tmp/etc/passwd, será copiado para debian/package/etc/.
ficheiro|dir ... destdir
Lista ficheiros (ou directórios) a instalar e onde os instalar. Os ficheiros serão instalados no primeiro pacote em que o dh_install actua.

LIMITAÇÕES

dh_install não pode renomear ficheiros ou directórios, pode apenas instalá-los com os nomes que já têm para onde você os deseja na árvore de compilação do pacote.
No entanto, o renomear pode ser conseguido ao usar o dh-exec com compatibilidade 9 ou posterior. Um ficheiro exemplo debian/ pacote.install que usa o dh-exec poderá ser parecer com:
 #!/usr/bin/dh-exec
 debian/default.conf => /etc/my-package/start.conf
Por favor lembre-se das três coisas seguintes:
O pacote tem se usar nível de compatibilidade 9 ou superior veja debhelper(7))
O pacote irá precisar de uma dependência de compilação em dh-exec.
O ficheiro install tem de ser marcado como executável.

VEJA TAMBÉM

debhelper(7)
Este programa é parte do debhelper.

AUTOR

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

Américo Monteiro
Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro a_monteiro@gmx.com ou Equipa Debian de Tradução Portuguesa traduz@debianpt.org.
2017-01-25 10.2.5