Scroll to navigation

DH_MAKESHLIBS(1) Debhelper DH_MAKESHLIBS(1)

NOME

dh_makeshlibs - cria automaticamente o ficheiro shlibs e chama dpkg-gensymbols

RESUMO

dh_makeshlibs [opções do debhelper] [-mmajor] [-V[dependências]] [-n] [-Xitem] [-- parâmetros]

DESCRIÇÃO

dh_makeshlibs é um programa debhelper que sonda automaticamente por bibliotecas partilhadas, e gera um ficheiro shlibs para as bibliotecas que encontra.

Também assegura que o ldconfig é invocado durante a instalação e remoção quando encontra bibliotecas partilhadas. Desde o debhelper 9.20151004, isto é feito via um trigger do dpkg. Nas versões mais antigas do debhelper, dh_makeshlibs seria geralmente um script de mantenedor para este objectivo.

FICHEIROS

debian/pacote.shlibs
Instala este ficheiro, se presente, no pacote como DEBIAN/shlibs. Se omitido, o debhelper irá gerar um ficheiro shlibs automaticamente se detectar quaisquer bibliotecas.

Note que em níveis de compatibilidade 9 e anteriores, este ficheiro era instalado pelo dh_installdeb(1) em vez do dh_makeshlibs.

debian/pacote.symbols
debian/pacote.symbols.arquitectura
Estes ficheiros de símbolos, se presentes, são passados para dpkg-gensymbols(1) para serem processados e instalados. Use os nomes específicos de arch se precisar de disponibilizar ficheiros de símbolos diferentes para diferentes arquitecturas.

OPÇÕES

-mmajor, --major=major
Em vez de tentar adivinhar o maior número da biblioteca com o objdump, usa o maior número especificado após o parâmetro -m. Isto é muito menos útil do que costumava ser, de volta aos maus velhos tempos quando este programa olhava para os nomes de ficheiro das bibliotecas em vez de usar o objdump.
-V, -Vdependências
--version-info, --version-info=dependências
Por predefinição, o ficheiro shlibs gerado por este programa não torna os pacotes dependentes de nenhuma versão particular do pacote que contém a biblioteca partilhada. Poderá ser necessário para si adicionar alguma informação de dependência de versão ao ficheiro shlibs. Se -V for especificado sem nenhuma informação de dependência, a actual versão do autor é ligada a uma dependência que se parece com "nome-pacote (>= versão-pacote)". Note que nos níveis de compatibilidade do debhelper anteriores a v4, também é incluída a parte Debian do número de versão do pacote. Se -V for especificado com parâmetros, os parâmetros podem ser usados para especificar a informação de dependência exacta necessária (certifique-se que inclui o nome do pacote).

Cuidado ao usar -V sem nenhuns parâmetros; isto é uma definição conservativa que assegura sempre que as dependências de bibliotecas partilhadas dos pacotes mais antigos são pelo menos tão justas o quanto precisam de ser (a menos que a sua biblioteca seja inclinada a alterar a ABI sem actualizar o número de versão do autor), para que se o mantenedor fizer asneira então elas não irão quebrar. O outro lado é que os pacotes podem acabar com dependências demasiado apertadas e devido a isso ser muito difíceis de serem actualizados.

-n, --no-scripts
Não adiciona o trigger "ldconfig" mesmo que parece que o pacote possa precisar dele. A opção é chamada --no-scripts por razões históricas pois o dh_makeshlibs previamente gerava scripts do mantenedor que chamavam ldconfig.
-Xitem, --exclude=item
Exclui ficheiros que contenham item em qualquer ponto do seu nome de ficheiro ou directório de serem tratados como bibliotecas partilhadas.
--add-udeb=udeb
Cria uma linha adicionar para udebs no ficheiro shlibs e usa udeb como o nome do pacote para o udebs depender dele em vez do pacote da biblioteca normal.
-- params
Passa params para dpkg-gensymbols(1).

EXEMPLOS

dh_makeshlibs
Assumindo que este é um pacote chamado libfoobar1, gera um ficheiro shlibs que se parece com algo como isto: libfoobar 1 libfoobar1
dh_makeshlibs -V
Assumindo que a versão actual do pacote é 1.1-3, gera um ficheiro shlibs que se parece com algo como isto: libfoobar 1 libfoobar1 (>= 1.1)
dh_makeshlibs -V 'libfoobar1 (>= 1.0)'
Gera um ficheiro shlibs que se parece com isto: libfoobar 1 libfoobar1 (>= 1.0)

VEJA TAMBÉM

debhelper(7)

Este programa é parte do debhelper.

AUTOR

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro a_monteiro@gmx.com ou Equipa Debian de Tradução Portuguesa traduz@debianpt.org.

2018-05-06 11.2.1~bpo9+1