Scroll to navigation

FILESYSTEMS(5) Manual do Programador Linux FILESYSTEMS(5)

NOME

filesystems - Tipos de sistema de arquivos suportados pelo Linux: minix, ext, ext2, xia, msdos, umsdos, vfat, proc, nfs, iso9660, hpfs, sysv, smb, ncpfs

DESCRIÇÃO

No arquivo /proc/filesystems você pode encontrar quais sistemas de arquivos são suportados pelo seu kernel atual. (Se você precisar de um que não seja suportado, insira o módulo correspondente e recompile o kernel.)
Abaixo um descrição dos vários sistemas de arquivos.
minix
é o sistema de arquivos usado no sistema operacional Minix, o primeiro a rodar sobre Linux. Ele tem algumas deficiências: partição limitada a 64MB, nome de arquivos curtos, um rótulo de tempo simples, etc.
Ele é proveitoso para disquetes e discos em RAM.
ext
é uma extensão elaborada do sistema de arquivos minix arquivos extended (ext2) e será eventuamente removido do kernel.
ext2
é um sistema de arquivos de disco de alta performance usado pelo Linux para discos rígidos assim como mídias removíveis.
O sistema de arquivos second extended foi desenhado como uma extensão do extended (ext). ext2 ofereçe a melhor performance (em termos de velocidade e uso da CPU) dos sistema de arquivos suportados pelo Linux.
xiafs
foi desenhado e implementeado para ser um estável, seguro sistema de arquivos para extender o código do sistema de arquivos Minix. Ele concede o básico e a maioria das características requesistadas sem um complexidade exagerada.
O sistema de arquivos xia não é ativamente mantido ou desenvolvido. Ele é usado com pouco freqüencia.
msdos
é o sitema de arquivos usado pelo DOS, Windows, e alguns computadores OS/2. Nome de arquivos no msdos podem ter 8 caracteres no nome e opcionalmente seguido de um ponto 3 caracter de extensão.
umsdos
é um sistema de arquivos DOS estendido usado pelo Linux. Ele adiciona habilidades para nome de arquivos longos, UID/GID, permissões POSIX, e arquivos especiais (devices, named pipes, etc.) em cima do sistema de arquivos DOS, sem sacrificar a compatibilidade com o DOS.
vfat
é o sistema de arquivos DOS extendido usado pelo Microsoft Windows95 e Windows NT. VFAT adiciona capacidade para nome de arquivos longos para o sistema de arquivos DOS.
proc
é um sistema de arquivos virtual que é usado como um interface para estruturas de dados do kernel (o mesmo que ler e interpretar /dev/kmem). Em particular, arquivos deles não ocupam espaço em disco. Veja proc(5).
iso9660
é um tipo de sistema de arquivos para CD-ROM de acordo com o padrão ISO 9660.
High Sierra
Linux suporta High Sierra, o precursor do sistema de arquivos ISO 9660 para CD-ROM. Ele é automaticamente reconhecido como sistema de arquivos iso9660 suportado pelo Linux.
Rock Ridge
Linux também suporta o System Use Sharing Protocol records especificados pelo protocolo de Intercâmbio Rock Ridge. Eles são usados para promover a descrição dos arquivos no sistema de arquivos iso9660 para máquinas UNIX, e fornece informações como nome de arquivos longos, UID/GID, permissões POSIX, e dispositivos. Ele é automaticamente reconhecido como sistema de arquivos iso9660 suportado pelo Linux.
hpfs
é o sistema de arquivos de alta performance, usado no OS/2. Este sistema de arquivos é somente de leitura para o Linux devido a falta de documentação disponível.
sysv
é um implementação do sistema de arquivos SystemV/Coherent para Linux. Ele implementa todos os sistemas de arquivos Xenix, SystemV/386, e Coherent.
nfs
é um sistema de arquivos para redes usado para acessar discos localizados em computadores remotos.
smb
é um sistema de arquivos para redes que suporta o protocolo SMB, usado pelos Windows for Workgroups, Windows NT, e Lan Manager.
Para usar o sistema de arquivos smb , você precisa de um programa de montagem especial, pacote ksmbfs, que pode ser encotrado no ftp://sunsite.unc.edu/pub/Linux/system/Filesystems/smbfs.
ncpfs
é um sistema de arquivos para redes que suporta o protocolo NCP, usado pelo Novell NetWare.
Para usar ncpfs, você precisa de programa especiais, que podem ser encontrados em ftp://linux01.gwdg.de/pub/ncpfs.

VEJA TAMBÉM

proc(5), fsck(8), mkfs(8), mount(8).

TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.

André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (tradução) Roberto Selbach Teixeira <robteix@zaz.com.br> (revisão)
25/03/1996