Scroll to navigation

CONFMODULE(3) Library Functions Manual CONFMODULE(3)

NOME

confmodule - comunica-se com o FronEnd do sistema de configuração Debian.

RESUMO


#!/bin/sh -e
. /usr/share/debconf/confmodule
db_version 2.0
db_capb 'backup'
CAPB=$RET
db_input 'foo/bar' || true
db_go || true

DESCRIÇÃO

Esta é uma biblioteca de funções shell que facilita o comunicação com o sistema de gerenciamento de configuração Debian. Ela pode se comunicar com um FrontEnd através do protocolo debconf. O design é que cada comando no protocolo é representado por uma função neste módulo. O nome da função é o mesmo do comando, exceto que o nome é iniciado com "db_" é está em caixa baixa. Chame a função e passe quaisquer parâmetros que você queira que sigam o comando. Qualquer código de retorno textual do FrontEnd será retornado para você na variável $RET, enquanto o código de retorno numérico do FrontEnd será retornado como um código de retorno (e então aquelas códigos de retorno devem ser capturados ou ignorados).

NOTAS

Once this library is loaded, any text you later output will go to standard error, rather than standard output. This is a good thing in general, because text sent to standard output is interpreted by the FrontEnd as commands. If you do want to send a command directly to the FrontEnd, you must output it to file descriptor 3, like this:
echo GET foo/bar >&3
A biblioteca checa para certificar-se se atualmente está conversando com um FrontEnd examinando a variável DEBIAN_HAS_FRONTEND. Caso esta esteja definida, é assumido que um FrontEnd está em execução. Caso contrário, a biblioteca se torna um, e executa uma cópia do script que carregou a biblioteca conectado a ela. Isto significa que se você se referenciar a esta biblioteca, você deve fazer isso bem próximo do início de seu script, pois tudo antes da referência à essa biblioteca pode ser executado novamente.

VEJA TAMBÉM

debconf-devel(7), dpkg-preconfigure(8), dpkg-reconfigure(8), debconf_specification in the debian-policy package

AUTOR

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

André Luís Lopes <andrelop@debian.org>