Scroll to navigation

APT(8) APT APT(8)

NOME

apt - interface de linha de comandos

SINOPSE

apt [-h] [-o=config_string] [-c=ficheiro_de_configuração] [-t=lançamento-alvo] [-a=arquitectura] {list | search | show | update | install  pkg [{=número_de_versão_do_pacote | / lançamento-alvo}]... | remove pkg... | upgrade | full-upgrade | edit-sources | {-v | --version} | {-h | --help}}

DESCRIçãO

apt (Advanced Package Tool) é uma ferramenta de linha de comandos para manuseamento de pacotes. Disponibiliza uma interface de linha de comandos para a gestão de pacotes do sistema. Veja também apt-get(8) e apt-cache(8) para mais opções de baixo nível dos comandos.
list
list é usado para mostrar uma lista de pacotes. Suporta padrões da shell para corresponder aos nomes de pacotes e são suportadas as seguintes opções --installed, --upgradable, --all-versions.
search
search procura por termo(s) determinado(s) e mostra os pacotes correspondentes.
show
show mostra a informação do pacote para o(s) pacote(s) determinado(s).
install
install é seguido por um ou mais nomes de pacotes que se deseja instalar ou actualizar.
Pode ser seleccionada para instalação uma versão específica de um pacote ao continuar o nome do pacote com um igual (=) e a versão do pacote a seleccionar. Isto irá fazer com que essa versão seja localizada e seleccionada para instalação. Alternativamente pode ser seleccionada uma distribuição específica ao continuar o nome do pacote com uma slash (/) e a versão da distribuição ou o nome de Arquivo (stable, testing, unstable).
remove
remove é idêntico a install à excepção que os pacotes são removidos em vez de instalados. Note que remover um pacote deixa os seus ficheiros de configuração no sistema. Se um sinal mais (+) for acrescentado ao nome do pacote (sem nenhum espaço a separar), o pacote identificado será instalado em vez de removido.
edit-sources
edit-sources permite-lhe editar o seu ficheiro sources.list e disponibiliza verificações de sanidade básicas.
update
update é usado para re-sincronizar o índice dos pacotes a partir das suas fontes.
upgrade
upgrade é usado para instalar as versões mais recentes de todos os pacotes actualmente instalados no sistema a partir das fontes enumeradas em /etc/apt/sources.list. Serão instalados novos pacotes, mas pacotes existentes nunca serão removidos.
full-upgrade
full-upgrade executa a função de upgrade mas pode também remover pacotes instalados se tal for necessário de modo a resolver um conflito de pacotes.

OPçõES

Todas as opções de linha de comandos podem ser definidas usando o ficheiro de configuração, as descrições indicam a opção de configuração a definir. Para opções booleanas você pode sobre por o ficheiro de configuração usando algo como -f-,--no-f, -f=no ou várias outras variantes.
-h, --help
Mostra um sumário curto da utilização.
-v, --version
Mostra a versão do programa.
-c, --config-file
Ficheiro de Configuração; Especifica o ficheiro de configuração a usar. O programa irá ler o ficheiro de configuração predefinido e depois este ficheiro de configuração. Se as definições de configuração precisarem de ser definidas antes, os ficheiros de configuração predefinidos são analisados especificando um ficheiro com a variável de ambiente APT_CONFIG. Veja apt.conf(5) para informação de sintaxe.
-o, --option
Define uma Opção de Configuração; Isto irá definir uma opção de configuração arbitrária. A sintaxe é -o Foo::Bar=bar. -o e --option podem ser usadas várias vezes para definir opções diferentes.

UTILIZAçãO DE SCRIPT

A linha de comandos do apt(8) foi desenhada como ferramenta de utilizador final e pode variar os textos mostrados entre versões. Apesar de tentar não perder a compatibilidade com versões anteriores, não há garantia disso. Todas as funcionalidades do apt(8) estão disponíveis em apt-cache(8) e apt-get(8) via opções do APT. Por favor dê preferência a usar estes comandos nos seus scripts.

DIFERENçAS PARA O APT-GET(8)

O comando apt destina-se a ser agradável para os utilizadores finais e não precisa de ser compatível com as versões anteriores como o apt-get(8). Por isso algumas opções são diferentes.
•A opção DPkg::Progress-Fancy está activada.
•A opção APT::Color está activada.
•Está disponível um novo comando list de modo semelhante a dpkg --list.
•A opção upgrade tem --with-new-pkgs activado por predefinição.

VEJA TAMBéM

apt-get(8), apt-cache(8), sources.list(5), apt.conf(5), apt-config(8), O guia de utilizadores do The APT em /usr/share/doc/apt-doc/, apt_preferences(5), o Howto do APT.

DIAGNóSTICO

apt devolve zero na operação normal, 100 decimal em erro.

BUGS

página de bugs do APT[1]. Se deseja reportar um bug no APT, por favor veja /usr/share/doc/debian/bug-reporting.txt ou o comando reportbug(1).

TRADUÇÂO

A tradução Portuguesa foi feita por Américo Monteiro <a_monteiro@netcabo.pt> de 2009 a 2012. A tradução foi revista pela equipa de traduções portuguesas da Debian <traduz@debianpt.org>.
Note que este documento traduzido pode conter partes não traduzidas. Isto é feito propositadamente, para evitar perdas de conteúdo quando a tradução está atrasada relativamente ao conteúdo original.

AUTOR

Equipa do APT

NOTAS

1.
página de bugs do APT
25 Novembro 2013 APT 1.0.9.8.4