Scroll to navigation

DH_INSTALLDOCS(1) Debhelper DH_INSTALLDOCS(1)

NOME

dh_installdocs - instala documentação em directórios de compilação de pacotes

RESUMO

dh_installdocs [debhelper opções] [-A] [-Xitem] [ficheiro ...]

DESCRIÇÃO

dh_installdocs é um programa debhelper que é responsável por instalar documentação em usr/share/doc/package nos directórios de compilação de pacotes.

Em compatibilidade 10 e anterior, dh_install(1) pode ser a melhor ferramenta para lidar com a documentação do autor, quando o sistema de compilação próprio do autor instala toda a documentação desejada correctamente Neste caso, o dh_installdocs ainda é útil para instalar documentação relacionada com o empacotamento (ex. o ficheiro debian/copyright).

Desde nível de compatibilidade 11 do debhelper em diante, o dh_install irá procurar os ficheiros em debian/tmp, se não os encontrar no directório actual (ou onde você o mandou procurar usando --sourcedir).

Em compatibilidade 11 e posterior, dh_installdocs oferece muitas das características que o dh_install(1) também tem. Mais ainda, o dh_installdocs também suporta o perfil de compilação nodoc para excluir documentação (independentemente do nível de compatibilidade).

FICHEIROS

Lista os ficheiros de documentação a serem instalados em pacote.
O ficheiro de copyright é instalado em todos os pacotes, a menos que esteja disponível um ficheiro de copyright mais específico.
Cada um destes ficheiros são instalados automaticamente se presentes para um pacote.
Estes ficheiros são instalados no primeiro pacote binário listado em debian/control.

Note que os ficheiros README.debian são também instalados como README.Debian, e os ficheiro TODO serão instalados como TODO.Debian em pacotes não nativos.

instalado como ficheiros de controle doc-base. Note que o doc-id será determinado a partir da entrada Document: no ficheiro de controle de doc-base em questão. Na eventualidade de múltiplos ficheiros doc-base num pacote fonte partilharem o mesmo doc-id, eles serão instalados em usr/share/doc-base/package em vez de usr/share/doc-base/doc-id.
Se o seu pacote precisa de registar mais do que um documento, você precisa de vários ficheiros baseados em doc, e pode nomeá-los desta maneira. Na eventualidade de vários ficheiros baseados em doc deste estilo num único pacote fonte partilharem o mesmo doc-id, serão instalados em usr/share/doc-base/package-* em vez de usr/share/doc-base/doc-id.

OPÇÕES

Instala todos os ficheiros especificados pelos parâmetros de linha de comandos em TODOS os pacotes em que actua.
Exclui da instalação ficheiros que contenham item em qualquer ponto do seu nome de ficheiro. Note que isto inclui ficheiros baseados em doc.
Procura no directório especificado por ficheiros para serem instalados. Esta opção requer compatibilidade 11 ou posterior (é ignorada em silêncio na compatibilidade 10 ou anterior).

Note que isto não é o mesmo que a opção --sourcedirectory usada pelos comandos dh_auto_*. Você raramente vai precisar de usar esta opção, pois o dh_installman procura automaticamente por ficheiros em debian/tmp no nível de compatibilidade 11 e superiores do debhelper.

Define o pacote principal para pacote de documentação. Isto é usado para a documentação do pacote de documentação em /usr/share/doc/main-package como recomendado pelo manual de politicas Debian 3.9.7 em §12.3.

Em compatibilidade 11 (ou posterior), esta opção apenas é útil se a auto-detecção do debhelper do pacote principal está errada. A opção também pode ser usada para silenciar um aviso do debhelper quando a auto-detecção falha mas acontece a predefinição estar correcta.

Esta opção não pode ser usada quando o dh_installdocs é instruído a actuar em múltiplos pacotes. Se precisar desta opção, você irá geralmente precisar de combiná-la com -p para assegurar exactamente que um pacote é actuado.

Por favor tenha em mente que alguma documentação (o ficheiro de copyright, README.Debian, etc.) não serão afectados por esta opção.

Faz com que o directório de documentação de todos os pacotes onde actua seja um link simbólico para o directório de documentação do pacote. Isto não tem nenhum efeito quando se actual no próprio pacote, ou se o directório de documentação a ser criado já existir quando o dh_installdocs é executado. Para estar em conformidade com a política, o pacote tem de ser um pacote binário que vem do mesmo pacote fonte.

O debhelper irá tentar evitar instalar ficheiros em directórios de documentação "linkados" que poderão causar conflitos com o pacotes "linkado". A opção -A não terá nenhum efeito em pacotes com directórios de documentação "linkados", e os ficheiros copyright, changelog, README.Debian, e TODO não serão instalados.

(Um outro método de consegui o mesmo, o qual ainda é suportado, é tornar o directório de documentação de um pacote num link simbólico pendente, antes de chamar o dh_installdocs.)

Por favor note que esta opção apenas é aplicada ao directório de documentação para o próprio pacote. Quando o pacote embarca documentação para outro pacote (ex. veja --doc-main-package), não irá usar um link simbólico para a documentação do outro pacote.

CAVEAT 1: Se uma versão anterior do pacote foi compilada sem esta opção e for agora compilada com ela (ou vice-versa), precisa de uma migração de dir para symlink" (ou de "symlink para dir"). Como o debhelper não tem conhecimento das versões anteriores, você terá que ser o próprio a activar esta migração.

Isto pode ser feito ao fornecer um ficheiro "debian/pacote.maintscript" e usar o dh_installdeb(1) para fornecer os fragmentos relevantes do script do mantenedor.

CAVEAT 2: O uso de --link-doc apenas deve ser feito quando os pacotes têm o mesmo tipo de "arquitectura". Um link de um pacote independente de uma arquitectura para um pacote depende de uma arquitectura (ou vice-versa) não irá funcionar. Desde compatibilidade 10, o debhelper irá rejeitar activamente combinações não suportadas.

Instala estes ficheiros como documentação no primeiro pacote em que se actua. (Ou em todos os pacotes se for especificado -A).

EXEMPLOS

Este é um exemplo de um ficheiro debian/package.docs:

  README
  TODO
  debian/notes-for-maintainers.txt
  docs/manual.txt
  docs/manual.pdf
  docs/manual-html/

NOTAS

Note que dh_installdocs irá alegremente copiar as hierarquias completas dos directórios se você lhe pedir (semelhante a cp -a). Se lhe for pedido para instalar um directório, irá instalar o conteúdo completo desse directório.

VEJA TAMBÉM

debhelper(7)

Este programa é parte do debhelper.

AUTOR

Joey Hess <joeyh@debian.org>

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro a_monteiro@gmx.com ou Equipa Debian de Tradução Portuguesa traduz@debianpt.org.

2019-09-14 12.6