Scroll to navigation

APT(8) APT APT(8)

NOME

apt - interface de linha de comandos

SINOPSE

apt [-h] [-o=config_string] [-c=ficheiro_de_configuração] [-t=lançamento-alvo] [-a=arquitectura] {list | search | show | update | install pkg [{=número_de_versão_do_pacote | /lançamento-alvo}]... | remove pkg... | upgrade | full-upgrade | edit-sources | {-v | --version} | {-h | --help}}

DESCRIÇÃO

O apt disponibiliza uma interface de linha de comandos de alto nível para o sistema de gestão de pacotes. Destina-se a ser uma interface para utilizador final e dispõe algumas opções mais apropriadas para utilização interactiva por predefinição em comparação com ferramentas especializadas do APT como o apt-get(8) e o apt-cache(8).

Muito como o próprio apt, o seu manual destina-se a ser uma interface de utilizador final e como tal apenas menciona os comandos mais usados e parte das opções para não duplicar informação em múltiplos locais e em parte para evitar saturar os leitores com uma cornucópia de opções e detalhes.

update apt-get

update é usado para descarregar informação de pacotes de todas as fontes configuradas. Outros comandos operam com estes dados para , por ex, executar actualizações de pacotes ou procurar e mostrar detalhes acerta de todos os pacotes disponíveis para instalação.

upgrade apt-get

upgrade é usado para instalar actualizações disponíveis de todos os pacotes actualmente instalados no sistema a partir das fontes configuradas via sources.list(5). Se necessário para satisfazer dependências serão instalados novos pacotes, mas pacotes existentes nunca serão removidos. Se a actualização de um pacote necessitar da remoção de um pacote instalado, a actualização deste pacote não será executada.

full-upgrade apt-get

full-upgrade executa a função de upgrade mas irá remover pacotes actualmente instalados se tal for necessário para actualizar o sistema como um todo.

install, reinstall, remove, purge apt-get

Executa a acção requisitada em um ou mais pacotes especificados via regex(7), glob(7) ou por correspondência exacta. A acção requisitada pode ser sobreposta para pacotes específicos ao acrescentar um mais (+) ao nome do pacote para instalar esse pacote ou um menos (-) para o remover.

Pode ser selecionada para instalação uma versão específica de um pacote ao adicionar ao nome do pacote o símbolo igual (=) e a versão do pacote a selecionar. Alternativamente a versão de um lançamento específico pode ser selecionada ao adicionar ao nome do pacote uma barra de divisão (/) e o nome de código (bookworm, trixie, sid ...) ou o nome de suite (stable, testing, unstable). Isto irá também selecionar versões a partir deste lançamento para as dependências deste pacote se necessário para satisfazer o pedido.

Remover um pacote remove todos os dados empacotados, mas deixa ficar ficheiros (modificados) de configuração do utilizador geralmente pequenos, para o caso da remoção ter sido um acidente. Apenas fazer um pedido de instalação para o pacote removido acidentalmente irá restaurar a sua função como estava anteriormente. Por outro lado você pode ver-se livre desses restos ao chamar purge mesmo em pacotes já removidos. Note que isto não afecta nenhuns dados ou configurações armazenados no seu directório home pessoal.

autoremove apt-get

autoremove é usado para remover pacotes que foram instalados automaticamente para satisfazer dependências de outros pacotes e que já não são necessários porque as dependências alteraram ou porque os pacotes que precisavam delas foram entretanto removidos.

Você deve verificar que a lista não inclua aplicações de que passou a gostar apesar de terem sido instaladas apenas como uma dependência de outro pacote. Você pode marcar tal pacote como instalado manualmente ao usar apt-mark(8). Os pacotes que você instalou explicitamente via comando install também nunca são propostos para remoção automática.

satisfy apt-get

satisfy satisfaz strings de dependências, como usado em Build-Depends. Também lida com conflitos, ao prefixar um argumento com "Conflicts: ".

Exemplo: apt satisfy "foo, bar (>= 1.0)" "Conflicts: baz, fuzz"

search (apt-cache(8))

search pode ser usado para procurar por termo(s) regex(7) fornecidos na lista de pacotes disponíveis e apresentar correspondências. Isto pode, por exemplo, ser útil se procura pacotes com uma característica específica. Se está à procura de um pacote que inclua um ficheiro específico tente o apt-file(1).

show (apt-cache(8))

Mostra informação acerca do(s) pacote(s) indicados incluindo as suas dependências, tamanho de instalação e de download, fontes a partir das quais o pacote está disponível, a descrição do conteúdo dos pacotes e muito mais. Pode, por exemplo, ser útil para ver esta informação antes de permitir ao apt(8) remover um pacote ou enquanto procura por novos pacotes para instalar.

list

list é de certa maneira semelhante a dpkg-query --list pois pode mostrar uma lista de pacotes que satisfaçam certos critérios. Suporta padrões glob(7) para coincidir com nomes de pacotes, apt-patterns(7), assim como opções para listar instalados (--installed), actualizáveis (--upgradeable) ou todas as versões disponíveis (--all-versions).

edit-sources (work-in-progress)

edit-sources permite-lhe editar os seus ficheiros sources.list(5) no seu editor de texto preferido enquanto também disponibiliza verificações básicas aos mesmos.

showsrc, depends, rdepends, policy (summarised in apt-cache(8))

source, build-dep, download, changelog, clean, distclean, autoclean (summarised in apt-get(8))

UTILIZAÇÃO DE SCRIPTS E DIFERENÇAS COM OUTRAS FERRAMENTAS DO APT

A linha de comandos do apt(8) foi desenhada como ferramenta de utilizador final e pode variar o comportamento entre versões. Apesar de tentar não perder a compatibilidade com versões anteriores isto não é garantido se uma alteração parecer benéfica para uso interactivo.

Todas as funcionalidades do apt(8) estão também disponíveis em ferramentas dedicadas ao APT como apt-get(8) e apt-cache(8). O apt(8) apenas varia o valor predefinido de algumas opções (veja apt.conf(5) e especialmente o âmbito Binário). Portanto você deverá preferir usar estes comandos (potencialmente com algumas opções adicionais activas) nos seus scripts pois eles mantêm compatibilidade com versões anteriores sempre que possível.

VEJA TAMBÉM

apt-get(8), apt-cache(8), sources.list(5), apt.conf(5), apt-config(8), apt-patterns(7), O guia de utilizadores do The APT em /usr/share/doc/apt-doc/, apt_preferences(5), o Howto do APT.

DIAGNÓSTICO

apt devolve zero na operação normal, 100 decimal em erro.

BUGS

página de bugs do APT[1]. Se deseja reportar um bug no APT, por favor veja /usr/share/doc/debian/bug-reporting.txt ou o comando reportbug(1).

TRADUÇÃO

A tradução Portuguesa foi feita por Américo Monteiro <a_monteiro@netcabo.pt> de 2009 a 2012. A tradução foi revista pela equipa de traduções portuguesas da Debian <traduz@debianpt.org>.

Note que este documento traduzido pode conter partes não traduzidas. Isto é feito propositadamente, para evitar perdas de conteúdo quando a tradução está atrasada relativamente ao conteúdo original.

AUTOR

Equipa do APT

NOTAS

1.
página de bugs do APT
28 Dezembro 2023 APT 2.7.12