Scroll to navigation

APT-CACHE(8) APT APT-CACHE(8)

NOME

apt-cache - pesquisa a cache do APT

SINOPSE

apt-cache [-agipns] [-o=config_string] [-c=ficheiro_de_configuração] {gencaches | showpkg pkg... | showsrc pkg... | stats | dump | dumpavail | unmet | search regex... | show pkg [{=número_de_versão_do_pacote | /lançamento-alvo}]... | depends pkg [{=número_de_versão_do_pacote | /lançamento-alvo}]... | rdepends pkg [{=número_de_versão_do_pacote | /lançamento-alvo}]... | pkgnames [prefixo] | dotty pkg [{=número_de_versão_do_pacote | /lançamento-alvo}]... | xvcg pkg [{=número_de_versão_do_pacote | /lançamento-alvo}]... | policy [pkg...] | madison pkg... | {-v | --version} | {-h | --help}}

DESCRIÇÃO

apt-cache executa uma variedade de operações na cache de pacotes do APT. apt-cache não manipula o estado do sistema mas fornece operações para procurar e gerar resultados interessantes a partir dos metadados do pacote. Os metadados são adquiridos e actualizados via comando 'update' de, por exemplo, apt-get, portanto podem estar desatualizados se a última actualização aconteceu à muito tempo, mas em troca o apt-cache funciona independentemente da disponibilidade das fontes configuradas (por exemplo em offline).

A menos que a opção -h, ou --help seja fornecida, um dos comandos abaixo têm que estar presentes.

gencaches

gencaches cria a cache de pacotes do APT. Isto é feito implicitamente por todos os comandos que precisam desta cache se esta estiver em falta ou desatualizada.

showpkg pkg...

showpkg mostra informação acerca dos pacotes listados na linha de comandos. Os argumentos restantes são nomes de pacotes. São listadas as versões disponíveis e dependências reversas de cada pacote listado, assim como as dependências dianteiras de cada versão. Dependências dianteiras (normais) são aqueles pacotes de que o pacote em questão depende; dependências reversas são aqueles pacotes que dependem do pacote em questão. Assim, as dependências dianteiras de um pacote têm de ser satisfeitas, mas as dependências reversas não precisam de ser. Por exemplo, apt-cache showpkg libreadline2 deverá produzir resultados semelhantes ao seguinte:

Pacote: libreadline2
Versões: 2.1-12(/var/state/apt/lists/foo_Packages),
Dependências Reversas Depends: 

libreadlineg2,libreadline2
libreadline2-altdev,libreadline2 Dependências: 2.1-12 - libc5 (2 5.4.0-0) ncurses3.0 (0 (null)) Fornecimentos: 2.1-12 - Fornecimentos Reversos:
Assim pode-se ver que libreadline2, versão 2.1-12, depende de libc5 e ncurses3.0 que têm que ser instalados para que libreadline2 funcione. Por sua vez, libreadlineg2 e libreadline2-altdev dependem de libreadline2. Se libreadline2 for instalado, libc5 e ncurses3.0 (e ldso) também têm que ser instalados; libreadlineg2 e libreadline2-altdev não precisam de ser instalados. Para o significado específico do lembrete da saída é melhor consultar o código fonte do apt.

stats

stats mostra algumas estatísticas acerca da cache. Não são esperados mais argumentos. As estatísticas reportadas são:

•Total package names é o número de nomes de pacotes encontrados na cache.

•Normal packages é o número de nomes de pacotes regulares e ordinários; estes são pacotes que têm uma correspondência de um-para-um entre os seus nomes e os nomes usados por outros pacotes para eles nas dependências. A maioria dos pacotes caem nesta categoria.

•Pure virtual packages é o número de pacotes que existem apenas como nome de pacote virtual; isto é, os pacotes apenas "disponibilizam" o nome do pacote virtual, e nenhum pacote usa realmente o nome. Por exemplo, "mail-transport-agent" no sistema Debian é um pacote puramente virtual; vários pacotes disponibilizam "mail-transport-agent", mas não existe um existe um pacote chamado "mail-transport-agent".

•Single virtual packages é o número de pacotes com apenas um pacote a disponibilizar um pacote virtual particular. Por exemplo, no sistema Debian, "X11-text-viewer" é um pacote virtual, mas apenas um pacote, xless, disponibiliza "X11-text-viewer".

•Mixed virtual packages é o número de pacotes que ou disponibilizam um pacote virtual particular ou têm o nome de pacote virtual como o nome de pacote. Por exemplo, no sistema Debian, "debconf" é tanto um pacote real, como também disponibilizado pelo pacote debconf-tiny.

•Missing é o número de nomes de pacotes que são referenciados numa dependência mas não foram disponibilizados por nenhum pacote. Os pacotes em falta podem ser uma evidência de que não se está a aceder ao total de uma distribuição, ou que um pacote (real ou virtual) foi removido da distribuição. Normalmente são referenciados a partir de declarações de Conflitos ou Breaks.

•Total distinct versions é o número de versões de pacotes encontrados na cache. Se for acedida a mais do que uma distribuição (por exemplo "stable" e "unstable"), este valor pode ser consideravelmente maior que o número do total de nomes de pacotes.

•Total dependencies é o número de relacionamentos com dependências reivindicadas por todos os pacotes na cache.

showsrc pkg...

showsrc mostra todos os registos de pacotes fonte que correspondem aos nomes de pacotes fornecidos. Todas as versões são mostradas, assim como todos os registos que declaram o nome como sendo um pacote binário. Use --only-source para mostrar apenas nomes de pacotes fonte.

dump

dump mostra uma listagem curta de todos os pacotes na cache. É principalmente para depuração.

dumpavail

dumpavail escreve uma lista de disponibilidades no stdout. Isto é apropriado para usar com o dpkg(1) e é usado pelo método dselect(1).

unmet

unmet mostra um sumário de todas as dependências insatisfeitas na cache do pacote.

show pkg...

show executa uma função semelhante ao dpkg --print-avail; mostra os registos do pacote para os pacotes nomeados.

search regex...

search executa uma busca de texto completo em todas as listas de pacotes disponíveis para o padrão POSIX regex fornecido, veja regex(7). Procura nos nomes de pacotes e nas descrições por uma ocorrência da expressão regular e escreve o nome do pacote e a descrição curta, incluindo nomes de pacotes virtuais. Se for fornecido --full então são produzidos resultados idênticos ao show para cada pacote correspondente, e se for fornecido --names-only então não há procura na descrição longa, apenas no nome do pacote dos pacotes fornecidos.

Podem ser usados argumentos separados para especificar múltiplos padrões de busca os quais são lidados em conjunto.

depends pkg...

depends mostra uma listagem de cada dependência que um pacote tem e todos os outros pacotes possíveis que podem satisfazer essa dependência.

rdepends pkg...

rdepends mostra uma listagem de cada dependência reversa que um pacote tem.

pkgnames [prefixo]

Este comando escreve o nome de cada pacote que o APT conhece. O argumento opcional é um prefixo de correspondência para filtrar a lista de nomes. O resultado é apropriado para usar numa função completa de consola e o resultado é gerado com extrema rapidez. Este comando fica melhor usado com a opção --generate.

Note que um pacote que o APT conheça não está necessariamente disponível para download, instalável ou instalado, por exemplo, os pacotes virtuais também são listados na lista gerada.

dotty pkg...

dotty recebe uma lista de pacotes na linha de comandos e gera resultados apropriados para uso pelo dotty do pacote GraphViz[1]. O resultado será um conjunto de nós e orlas que representam os relacionamentos entre os pacotes. Por predefinição, os pacotes fornecidos irão seguir todos os pacotes dependentes; isto pode produzir um gráfico muito grande. Para limitar os resultados apenas aos pacotes listados na linha de comandos, defina a opção APT::Cache::GivenOnly.

Os nós resultantes irão ter várias formas; pacotes normais são caixas, pacotes virtuais puros são triângulos, pacotes virtuais de mistura são diamantes, pacotes desaparecidos são hexágonos. Caixas cor de laranja significam que a recursão parou (pacotes leaf), linhas azuis são pré-dependências, linhas verdes são conflitos.

Atenção, o dotty não consegue fazer gráficos com grandes conjuntos de pacotes.

xvcg pkg...

O mesmo que dotty, apenas para xvcg a partir de Ferramenta VCG[2].

policy [pkg...]

policy destina-se a ajudar a depurar problemas relacionados com o ficheiro de preferências. Sem argumentos irá escrever as propriedades de cada fonte. Caso contrário escreve informação detalhada acerca da selecção de prioridade do pacote nomeado.

madison pkg...

O comando madison do apt-cache tenta imitar o formato de saída e um subconjunto das funcionalidades da ferramenta madison de gestão de pacotes da Debian. Mostra versões disponíveis de um pacote num formato tabular. Ao contrário do madison original, apenas pode mostrar informação para a arquitectura que o APT recolheu listas de pacotes (APT::Architecture).

OPÇÕES

Todas as opções de linha de comandos podem ser definidas usando o ficheiro de configuração, as descrições indicam a opção de configuração a definir. Para opções booleanas você pode sobre por o ficheiro de configuração usando algo como -f-,--no-f, -f=no ou várias outras variantes.

-p, --pkg-cache

Seleciona o ficheiro para armazenar a cache do pacote. A cache do pacote é a cache principal usada por todas as operações. Item de Configuração: Dir::Cache::pkgcache.

-s, --src-cache

Seleciona o ficheiro para armazenar a cache de fonte. A fonte é usada apenas pelo gencaches e armazena uma versão analisada da informação do pacote a partir de fontes remotas. Ao construir a cache de pacote é usada a cache fonte para evitar reanalisar todos os ficheiros do pacote. Item de Configuração: Dir::Cache::srcpkgcache.

-q, --quiet

Quiet; produz resultados apropriados para registar em logs, omitindo os indicadores de progresso. Mais q's irão produzir mais serenidade até um máximo de 2. Você também pode usar -q=# para definir o nível de serenidade, sobrepondo o ficheiro de configuração. Item de Configuração: quiet.

-i, --important

Escreve apenas dependências importantes; para usar com unmet e depends. Separa apenas relações de Depends e Pre-Depends para serem escritas. Item de Configuração: APT::Cache::Important.

--no-pre-depends, --no-depends, --no-recommends, --no-suggests, --no-conflicts, --no-breaks, --no-replaces, --no-enhances

Por predefinição o depends and rdepends escrevem todas as dependências. Isto pode ser "afinado" com estas bandeiras que irão omitir o tipo de dependência especificado. Item de Configuração: APT::Cache::ShowDependencyType ex. APT::Cache::ShowRecommends.

--implicit

Por predefinição depends e rdepends apresentam apenas dependências expressamente explícitas nos meta-dados. Com esta bandeira irá também mostrar dependências adicionadas implicitamente com base nos dados encontrados. Um Conflicts: foo por exemplo, expressa implicitamente que este pacote também entra em conflito com o pacote foo de qualquer outra arquitectura. Item de Configuração: APT::Cache::ShowImplicit.

-f, --full

Escreve registos de pacote completos quando procura. Item de Configuração: APT::Cache::ShowFull.

-a, --all-versions

Escreve registos completos para todas as versões disponíveis. Isto é a predefinição; para a desligar, use --no-all-versions. Se --no-all-versions for especificada, apenas a versão candidata será mostrada (aquela que seria selecionada para instalação). Esta opção é aplicável apenas ao comando show. Item de Configuração: APT::Cache::AllVersions.

-g, --generate

Executa regeneração automática da cache de pacote, em vez de usar a cache como está. Isto é a predefinição; para a desligar, use --no-generate. Item de Configuração: APT::Cache::Generate.

--names-only, -n

Apenas procura no pacote e nos nomes dos pacotes fornecidos, e não nas descrições longas. Item de Configuração: APT::Cache::NamesOnly.

--all-names

Faz com que o pkgnames escreva todos os nomes, incluindo pacotes virtuais e dependências em falta. Item de configuração: APT::Cache::AllNames.

--recurse

Torna depends e rdepends recursivo para que todos os pacotes mencionados sejam escritos uma vez. Item de Configuração APT::Cache::RecurseDepends.

--installed

Limita a saída de depends e rdepends aos pacotes que estão actualmente instalados. Item de Configuração: APT::Cache::Installed.

--with-source nome_do_ficheiro

Adiciona o ficheiro fornecido como a fonte para meta-dados. Pode ser repetido para adicionar múltiplos ficheiros. Presentemente são suportados ficheiros *.deb, *.dsc, *.changes, Sources e Packages assim como directórios de pacotes fonte: A correspondência dos ficheiros é baseada apenas com base no seu nome, não no seu conteúdo.

Sources e Packages podem ser comprimidos em qualquer formato suportado pelo apt desde de contenham a extensão correcta. Se você precisar de armazenar vários ficheiros destes num directório pode usar um prefixo no nome à sua escolha com um underscore no último caractere ("_"). Exemplo: meu.exemplo_Packages.xz

Note que estas fontes são tratadas como de confiança (veja apt-secure(8)). Item de Configuração: APT::Sources::With.

-h, --help

Mostra um sumário curto da utilização.

-v, --version

Mostra a versão do programa.

-c, --config-file

Ficheiro de Configuração; Especifica o ficheiro de configuração a usar. O programa irá ler o ficheiro de configuração predefinido e depois este ficheiro de configuração. Se as definições de configuração precisarem de ser definidas antes, os ficheiros de configuração predefinidos são analisados especificando um ficheiro com a variável de ambiente APT_CONFIG. Veja apt.conf(5) para informação de sintaxe.

-o, --option

Define uma Opção de Configuração; Isto irá definir uma opção de configuração arbitrária. A sintaxe é -o Foo::Bar=bar. -o e --option podem ser usadas várias vezes para definir opções diferentes.

FICHEIROS

/etc/apt/sources.list

Localizações de onde obter pacotes. Item de Configuração: Dir::Etc::SourceList.

/etc/apt/sources.list.d/

Ficheiros fragmentados para localizações de onde obter pacotes. Item de Configuração: Dir::Etc::SourceParts.

/var/lib/apt/lists/

Área de armazenamento para informação de estado para cada recurso de pacote especificado em sources.list(5) Tem de Configuração: Dir::State::Lists.

/var/lib/apt/lists/partial/

Área de armazenamento para informação de estado em trânsito. Item de Configuração: Dir::State::Lists será implicitamente acrescentado (partial)

VEJA TAMBÉM

apt.conf(5), sources.list(5), apt-get(8), apt-patterns(7)

DIAGNÓSTICO

apt-cache devolve zero em operação normal, 100 decimal em erro.

BUGS

página de bugs do APT[3]. Se deseja reportar um bug no APT, por favor veja /usr/share/doc/debian/bug-reporting.txt ou o comando reportbug(1).

TRADUÇÃO

A tradução Portuguesa foi feita por Américo Monteiro <a_monteiro@netcabo.pt> de 2009 a 2012. A tradução foi revista pela equipa de traduções portuguesas da Debian <traduz@debianpt.org>.

Note que este documento traduzido pode conter partes não traduzidas. Isto é feito propositadamente, para evitar perdas de conteúdo quando a tradução está atrasada relativamente ao conteúdo original.

AUTORES

Jason Gunthorpe

Equipa do APT

NOTAS

1.
GraphViz
2.
Ferramenta VCG
3.
página de bugs do APT
20 Julho 2023 APT 2.7.12