Scroll to navigation

XDR(3) Library Functions Manual XDR(3)

NOME

xdr - rotinas de biblioteca para representação externa de dados

SINOPSE E DESCRIÇÃO

Estas rotinas permitem que programadores C descrevam estruturas de dados arbitrariamente em um modelo independente de máquina. Dados para chamadas de procedimento remoto são transmitidos usando estas rotinas.

xdr_array(xdrs, arrp, sizep, maxsize, elsize, elproc)
XDR *xdrs;
char **arrp;
u_int *sizep, maxsize, elsize;
xdrproc_t elproc;
Uma primitiva de filtro que traduz entre matrizes de comprimento variável e suas representações externas correspondentes. O parâmetro arrp é o endereço do ponteiro para a matriz, enquanto sizep é o endereço do elemento 'count' da matriz; este elemento 'count' não pode exceder maxsize. O parâmetro elsize é o sizeof de cada um dos elementos da matriz, e elproc é um filtro XDR que traduz entre o formato C dos elementos da matriz e suas representações externas. Esta rotina retorna um se for bem-sucedida, e zero caso contrário.

xdr_bool(xdrs, bp)
XDR *xdrs;
bool_t *bp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre booleanos (inteiros C) e suas representações externas. Quando codifica dados, este filtro produz valores 'um' ou 'zero'. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_bytes(xdrs, sp, sizep, maxsize)
XDR *xdrs;
char **sp;
u_int *sizep, maxsize;
Uma primitiva de filtro que traduz entre strings de bytes contados e suas representações externas. O parâmetro sp é o endereço do ponteiro de string. O comprimento da string é localizado no endereço sizep; strings não podem ser maiores que maxsize. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, 'zero' em caso contrário.

xdr_char(xdrs, cp)
XDR *xdrs;
char *cp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre caracteres C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário. Nota: caracteres codificados não são empacotados, e ocupam 4 bytes cada. Para matrizes de caracteres, vale a pena considerar xdr_bytes(), xdr_opaque() ou xdr_string().

void
xdr_destroy(xdrs)
XDR *xdrs;
Uma macro que invoca a rotina destrutiva associada com o fluxo XDR, xdrs. Destruição geralmente envolve a liberação de estruturas de dados privativas associadas com o fluxo. O uso de xdrs depois de invocar xdr_destroy() é indefinido.

xdr_double(xdrs, dp)
XDR *xdrs;
double *dp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre números de precisão dupla do C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_enum(xdrs, ep)
XDR *xdrs;
enum_t *ep;
Uma primitiva de filtro que traduz entre enums da linguagem C (atualmente inteiros) e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_float(xdrs, fp)
XDR *xdrs;
float *fp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre floats da linguagem C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

void
xdr_free(proc, objp)
xdrproc_t proc;
char *objp;
Rotina de liberação genérica. O primeiro argumento é a rotina XDR para o objeto sendo liberado. O segundo argumento é um ponteiro para o próprio objeto. Nota: o ponteiro passado para esta rotina não é liberado, mas aquele para o qual ele aponta é liberado (recursivamente).

u_int
xdr_getpos(xdrs)
XDR *xdrs;
Uma macro que invoca a rotina 'pega-posição' associada com o fluxo XDR , xdrs. A rotina retorna um inteiro sem sinal, que indica a posição do fluxo de bytes XDR. Uma implementação desejável do fluxo XDR é que aritmética simples funcione com este número, apesar de que instâncias do fluxo XDR não precisam garantir isso.

long *
xdr_inline(xdrs, len)
XDR *xdrs;
int len;
Uma macro que invoca a rotina 'em-linha' associada com o fluxo XDR , xdrs. A rotina retorna um ponteiro para uma parte contígua do buffer do fluxo; len é o comprimento em bytes do buffer desejado. Nota: o ponteiro é um 'cast' para long *.
Atenção: xdr_inline() pode retornar NULL (0) se ele não puder alocar uma parte contígua de um buffer. Portanto o comportamento pode variar entre instâncias do fluxo; ele existe em consideração à eficiência.

xdr_int(xdrs, ip)
XDR *xdrs;
int *ip;
Uma primitiva de filtro que traduz entre inteiros do C e suas representações externas. Estas rotinas retornam 'um' se forem bem-sucedidas, e 'zero' em caso contrário.

xdr_long(xdrs, lp)
XDR *xdrs;
long *lp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre inteiros longos do C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

void
xdrmem_create(xdrs, addr, size, op)
XDR *xdrs;
char *addr;
u_int size;
enum xdr_op op;
Esta rotina inicializa o objeto de fluxo XDR apontado por xdrs. Os dados do fluxo são escritos ou lidos de um pedaço de memória na posição addr , cujo comprimento não é maior que size bytes. O op determina a direção do fluxo XDR ( XDR_ENCODE, XDR_DECODE, ou XDR_FREE).

xdr_opaque(xdrs, cp, cnt)
XDR *xdrs;
char *cp;
u_int cnt;
Uma primitiva de filtro que traduz entre dados opacos de tamanho fixo e sua representação externa. O parâmetro cp é o endereço do objeto opaco, e cnt é o seu tamanho em bytes. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_pointer(xdrs, objpp, objsize, xdrobj)
XDR *xdrs;
char **objpp;
u_int objsize;
xdrproc_t xdrobj;
Como xdr_reference() se excetua pelo fato de serializar ponteiros NULL, uma vez que xdr_reference() não o faz. Portanto, xdr_pointer() pode representar estruturas de dados recursivos, como árvores binárias ou listas ligadas.

void
xdrrec_create(xdrs, sendsize, recvsize, handle, readit, writeit)
XDR *xdrs;
u_int sendsize, recvsize;
char *handle;
int (*readit) (), (*writeit) ();
Esta rotina inicializa o objeto de fluxo XDR apontado por xdrs. Os dados do fluxo são escritos em um buffer de tamanho sendsize; um valor 'zero' indica que o sistema deve usar um padrão conveniente. Os dados do fluxo são lidos de um buffer de tamanho. recvsize; ele também pode ser setado para um padrão conveniente pela passagem de um valor igual a zero. Quando um buffer de saída do fluxo está cheio, writeit é chamado. Similarmente, quando um buffer de entrada do fluxo está vazio, readit é chamado. O comportamento destas duas rotinas é similar às chamadas de sistema read e write, exceto pelo fato de que handle é passado para a antiga rotina como o primeiro parâmetro. Nota: o campo op do fluxo XDR precisa ser setado pelo chamador.
Atenção: este fluxo XDR implementa um fluxo de registro intermediário. Portanto, há bytes adicionais no fluxo para prover informações de limite de registro.

xdrrec_endofrecord(xdrs, sendnow)
XDR *xdrs;
int sendnow;
Esta rotina pode ser invocada somente em fluxos criados por xdrrec_create(). Os dados no buffer de saída são marcados como um registro completo, e o buffer de saída é enviado opcionalmente se sendnow não é zero. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdrrec_eof(xdrs)
XDR *xdrs;
int empty;
Esta rotina pode ser invocada somente em fluxos criados por xdrrec_create(). Depois de consumir o resto do registro corrente no fluxo, esta rotina retorna

xdrrec_skiprecord(xdrs)
XDR *xdrs;
Esta rotina pode ser invocada somente em fluxos criados por xdrrec_create(). Ele diz à implementação XDR que o resto do registro corrente no buffer de entrada do fluxo deve ser descartado. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_reference(xdrs, pp, size, proc)
XDR *xdrs;
char **pp;
u_int size;
xdrproc_t proc;
Uma primitiva que fornece perseguição a ponteiros dentro de estruturas. O parâmetro pp é o endereço do ponteiro; size é a estrutura sizeof para o qual *pp aponta; e proc é um procedimento XDR que filtra a estrutura entre sua forma C e sua representação externa. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.
Atenção: esta rotina não entende ponteiros do tipo NULL. Use xdr_pointer() no lugar.

xdr_setpos(xdrs, pos)
XDR *xdrs;
u_int pos;
Uma macro que invoca a rotina de posição setada associada com o fluxo XDR xdrs. O parâmetro pos é um valor de posição obtido de xdr_getpos(). Esta rotina retorna 'um' se o fluxo XDR não pode ser reposicionado, e 'zero' em caso contrário.
Atenção: é difícil reposicionar alguns tipos de fluxos XDR , assim esta rotina pode falhar com um tipo de fluxo e funcionar com outro.

xdr_short(xdrs, sp)
XDR *xdrs;
short *sp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre inteiros curtos do C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' e caso contrário.

void
xdrstdio_create(xdrs, file, op)
XDR *xdrs;
FILE *file;
enum xdr_op op;
Esta rotina inicializa o objeto de fluxo XDR apontado por xdrs. Os dados do fluxo XDR são escritos ou lidos do arquivo de fluxo padrão de I/O. O parâmetro op determina a direção do fluxo XDR ( XDR_ENCODE, XDR_DECODE, ou XDR_FREE).
Atenção: a rotina de destruição associada com tais rotinas de chamada de fluxo XDR fflush() sobre o fluxo de arquivo , mas nunca fclose().

xdr_string(xdrs, sp, maxsize)
XDR
*xdrs;
char **sp;
u_int maxsize;
Uma primitiva de filtro que traduz entre strings C e suas representações externas correspondentes. Strings não podem ser maiores que maxsize. Nota: sp é o endereço do ponteiro da string. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e

xdr_u_char(xdrs, ucp)
XDR *xdrs;
unsigned char *ucp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre caracteres C sem sinal e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_u_int(xdrs, up)
XDR *xdrs;
unsigned *up;
Uma primitiva de filtro que traduz entre inteiros sem sinal do C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_u_long(xdrs, ulp)
XDR *xdrs;
unsigned long *ulp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre inteiros longos sem sinal do C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_u_short(xdrs, usp)
XDR *xdrs;
unsigned short *usp;
Uma primitiva de filtro que traduz entre inteiros curtos sem sinal do C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_union(xdrs, dscmp, unp, choices, dfault)
XDR *xdrs;
int *dscmp;
char *unp;
struct xdr_discrim *choices;
bool_t (*defaultarm) ();  /* may equal NULL */
Uma primitiva de filtro que traduz entre uma union discriminada do C e sua representação externa correspondente. Ela primeiro traduz o discriminante da união localizado em dscmp. Este discriminante é sempre um enum_t. A seguir, a união localizada em unp é traduzida. O parâmetro choices é um ponteiro para uma matriz de estruturas xdr_discrim(). Cada estrutura contém um par ordenado de [value,proc]. Se o discriminante da união é igual ao valor associado, então proc é chamado para traduzir a união. O fim da matriz de estrutura xdr_discrim() é denotada por uma rotina de valor NULL. Se o discriminante não é encontrado na matriz choices , então o procedimento defaultarm é chamado (se ele não for NULL). Retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_vector(xdrs, arrp, size, elsize, elproc)
XDR *xdrs;
char *arrp;
u_int size, elsize;
xdrproc_t elproc;
Uma primitiva de filtro que traduz entre matrizes de comprimento fixo e suas representações externas correspondentes. O parâmetro arrp é o endereço do ponteiro para a matriz, enquanto size é o elemento 'count' da matriz. O parâmetro elsize é o sizeof de cada um dos elementos da matriz, e elproc é um filtro XDR que traduz entre o formato dos elementos da matriz em C e suas representações externas. Esta rotina retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

xdr_void()
Esta rotina sempre retorna 'um'. Ela pode ser passada para rotinas RPC que requerem um parâmetro de função, onde nada vai ser feito.

xdr_wrapstring(xdrs, sp)
XDR *xdrs;
char **sp;
Uma primitiva que chama xdr_string(xdrs, sp,MAXUN.UNSIGNED ); onde MAXUN.UNSIGNED é o valor máximo de um inteiro sem sinal. xdr_wrapstring() está à mão porque o pacote RPC passa um máximo de duas rotinas XDR como parâmetros, e xdr_string(), uma das primitivas mais frequentemente usadas, requer três. Retorna 'um' se for bem-sucedida, e 'zero' em caso contrário.

VEJA TAMBÉM

rpc(3N)

Os seguintes manuais:

eXternal Data Representation Standard: Especificação do Protocolo
eXternal Data Representation: Notas Técnicas da Sun
XDR: Padrão de Representação Externa de Dados, RFC1014, Sun Microsystems, Inc., USC-ISI.

TRADUÇÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA

RUBENS DE JESUS NOGUEIRA <darkseid99@usa.net> (tradução) XXXXXX XX XXXXX XXXXXXXX <xxxxxxxxxx@xxx.xxx> (revisão)

16 de fevereiro de 1988