Scroll to navigation

dpkg-statoverride(1) dpkg suite dpkg-statoverride(1)

NOME

dpkg-statoverride - sobrepõe a propriedade e o modo dos ficheiros

SINOPSE

dpkg-statoverride [option...] command

DESCRIÇÃO

stat overrides” são um modo de dizer dpkg(1) para usar um dono ou modo diferente para um caminho quando um pacote é instalado (isto aplica-se a qualquer objecto de sistema de ficheiros com que o dpkg lide, incluindo directórios, dispositivos, etc.). Isto pode ser usado para forçar programas que são normalmente definidos a um uid a serem instalados sem uma bandeira setuid, ou apenas executável por um determinado grupo.

dpkg-statoverride é um utilitário para gerir sobreposições de estatísticas. Tem três funções básicas: adicionar, remover e listar sobreposições.

COMANDOS

Adiciona uma sobreposição para path. path não precisa existir quando este comando é usado; a sobreposição será guardada e usada mais tarde. Os utilizadores e grupos podem ser especificados pelo seu nome (por exemplo, root ou nobody), ou pelo seu número ao anexar o número com um ‘#’ (por exemplo #0 ou #65534). O mode precisa de ser especificado em octal.

Se for especificado --update e caminho existir, é imediatamente definido para o proprietário e modo novos.

Remove uma sobreposição para path, o estado de path é mantido inalterado por este comando.
Lista todas as sobreposições. Se for especificado um padrão glob, restringe o resultado às sobreposições que correspondem ao glob.
Mostra a mensagem de utilização e termina.
Oferece ajuda acerca das opções --force-thing (desde dpkg 1.19.5).
Mostra a versão e termina.

OPÇÕES

Define o directório de administração para directory. Isto é onde o ficheiro statoverride é guardado. A predefinição é «/var/lib/dpkg».
Define o directório de instalação, o que se refere ao directório onde os pacotes são instalados (desde dpkg 1.19.2). A predefinição é «/».
Define o directório raiz para directory, o que define o directório de instalação para «directory» e o directório administrativo apara «directory/var/lib/dpkg» (desde dpkg 1.19.2).
Força ou recusa (no-force e refuse significam o mesmo) a fazer algumas coisas (desde dpkg 1.19.5). things é uma lista separada por vírgulas de coisas especificadas em baixo. --force-help mostra uma mensagem a descreve-las. A coisas marcadas com (*) já são forçadas por predefinição.

Aviso: Estas opções são maioritariamente destinadas a serem usadas apenas por experts. Usá-las sem total conhecimento dos seus efeitos pode danificar todo o seu sistema.

all: Liga (ou desliga) todas as opções de forçar.

statoverride-add: Sobrescreve uma sobreposição de estatística existente quando a adiciona (desde dpkg 1.19.5).

statoverride-remove: Ignora uma sobreposição de estatística em falta quando a remove (desde dpkg 1.19.5).

security-mac(*): Usa segurança baseada em Mandatory Access Controls (MAC) específica da plataforma quando instala ficheiros no sistema de ficheiros (desde dpkg 1.19.5). Em sistemas Linux a implementação usa SELinux.

Força uma acção, mesmo que a verificação de sanidade a proíba Isto é necessário para sobrepor uma sobreposição existente. Esta opção está descontinuada (desde dpkg 1.19.5), é substituída por --force-all.
Imediatamente tenta alterar o caminho para o novo dono e modo se existir.
Fica menos detalhado sobre o que faz.

ESTADO À SAÍDA

0
A acção requisitada foi executada com sucesso.
1
Para --list, se não existirem sobreposições ou nenhuma corresponder ao glob fornecido.
2
Erro fatal ou irrecuperável devido a utilização de linha de comandos inválida, ou interações com o sistema, tais como acesso à base de dados, alocações de memória, etc.

AMBIENTE

Se definido e as opções --instdir ou --root não foram especificadas, será usado como o directório raiz do sistema de ficheiros (desde dpkg 1.19.2).
Se definido e as opções --admindir ou --root não foram especificadas, será usado como o directório de dados do dpkg.
Se definido e nenhuma da opções --force-... forem especificadas, será usado como a opção de forçar a usar (desde dpkg 1.19.5).
Define o modo de cor (desde dpkg 1.18.5). Os valores actualmente aceites são: auto (predefinido), always e never.

FICHEIROS

/var/lib/dpkg/statoverride
Ficheiro que contém a lista actual de sobreposições de estados do sistema. Está localizado no directório de administração do <dpkg>, juntamente com outros ficheiros importantes para o dpkg, como status ou available.

Nota: O dpkg-statoverride preserva uma copia antiga deste ficheiro, com a extensão "-old", antes de o substituir pelo novo.

VEJA TAMBÉM

dpkg(1).

TRADUÇÃO

Américo Monteiro

Se encontrar algum erro na tradução deste documento, por favor comunique para Américo Monteiro <a_monteiro@gmx.com>.

2022-07-02 1.20.11