Scroll to navigation

sleep(3) Library Functions Manual sleep(3)

NOME

sleep - aguarda pelo quantidade de segundos especificada

BIBLIOTECA

Biblioteca C Padrão (libc, -lc)

SINOPSE

#include <unistd.h>
unsigned int sleep(unsigned int segundos);

DESCRIÇÃO

sleep() faz a thread chamadora aguardar até o número de segundos em tempo real especificados em segundos ter passado ou até um sinal chegar, o qual não é ignorado.

VALOR DE RETORNO

Zero se o tempo especificado passar, ou o número de segundos restantes para arguardar, se a chamada foi interrompida por um manipulador de sinal.

ATRIBUTOS

Para uma explicação dos termos usados nesta seção, consulte attributes(7).

Interface Atributo Valor
sleep() Thread safety MT-Unsafe sig:SIGCHLD/linux

PADRÕES

POSIX.1-2001, POSIX.1-2008.

NOTAS

No Linux, sleep() é implementado via nanosleep(2). Veja a página man nanosleep(2) para uma discussão sobre o relógio usado.

Notas sobre portabilidade

Em alguns sistemas, sleep() pode ser implementado usando alarm(2) e SIGALRM (POSIX.1 permite isso); misturar chamadas para alarme(2) e sleep() é uma má ideia.

Utilizar longjmp() de um manipulador de sinal ou modificar o manipulador SIGALRM enquanto o processo estiver aguardando irá causar resultados indefinidos.

VEJA TAMBÉM

sleep(1), alarm(2), nanosleep(2), signal(2), signal(7)

TRADUÇÃO

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Marcelo Pereira da Silva <marcelo@pereira.com>, André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

15 dezembro 2022 Linux man-pages 6.03