Scroll to navigation

GETDOMAINNAME(2) Manual do Programador do Linux GETDOMAINNAME(2)

NOME

getdomainname, setdomainname - obtém/define o nome de domínio NIS

SINOPSE

#include <unistd.h>

int getdomainname(char *name, size_t len);
int setdomainname(const char *name, size_t len);

Requisitos de macro de teste de recursos para o glibc (consulte feature_test_macros(7)):

getdomainname(), setdomainname():


Desde o glibc 2.21:
_DEFAULT_SOURCE
No glibc 2.19 e 2.20:
_DEFAULT_SOURCE || (_XOPEN_SOURCE && _XOPEN_SOURCE < 500)
Até e incluindo o glibc 2.19:
_BSD_SOURCE || (_XOPEN_SOURCE && _XOPEN_SOURCE < 500)

DESCRIÇÃO

Essas funções são usadas para acessar ou alterar o nome de domínio NIS do sistema host. Mais precisamente, eles operam no nome de domínio NIS associado ao espaço de nome UTS do processo de chamada.

setdomainname() define o nome do domínio para o valor fornecido na matriz de caracteres nome. O argumento comp especifica o número de bytes em nome. (Portanto, nome não requer um byte nulo de terminação.)

getdomainname() retorna o nome de domínio com terminação nula na matriz de caracteres nome. a qual possui o comprimento de comp bytes. Se o nome do domínio com terminação nula precisar de mais que comp bytes, getdomainname() retorna os primeiros comp bytes (glibc) ou um erro (libc).

VALOR DE RETORNO

Em caso de sucesso, zero é retornado. Caso contrário, -1 é retornado, e errno é selecionado adequadamente.

ERROS

setdomainname() pode falhar com os seguintes erros:

nome aponta para fora do espaço de endereços.
comp era negativo ou muito grande.
O chamador não tinha a capacidade CAP_SYS_ADMIN no espaço de nome de usuário associada ao seu espaço de nome UTS (consulte namespaces(7)).

getdomainname() pode falhar com os seguinte erros:

Para getdomainname(), na libc: nome é NULL ou nome ser maior que comp bytes.

DE ACORDO COM

POSIX não especifíca esta chamada.

NOTAS

Desde o Linux 1.0, o limite para o comprimento de um nome de domínio, incluindo o byte nulo final, é de 64 bytes. Nos kernels antigos, eram 8 bytes.

Na maioria das arquiteturas Linux (incluindo x86), não há chamada de sistema getdomainname(); em vez disso, o glibc implementa getdomainname() como uma função de biblioteca que retorna uma cópia do campo domainname retornada de uma chamada para uname(2).

VEJA TAMBÉM

gethostname(2), sethostname(2), uname(2), uts_namespaces(7)

COLOFÃO

Esta página faz parte da versão 5.10 do projeto Linux man-pages. Uma descrição do projeto, informações sobre relatórios de bugs e a versão mais recente desta página podem ser encontradas em https://www.kernel.org/doc/man-pages/.

TRADUÇÃO

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Ricardo C.O.Freitas <english.quest@best-service.com> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

10 outubro 2019 Linux