Scroll to navigation

FPUTWC(3) Manual do Programador do Linux FPUTWC(3)

NOME

fputwc, putwc - escreve um caractere largo em um fluxo de arquivo

SINOPSE

#include <stdio.h>
#include <wchar.h>
wint_t fputwc(wchar_t wc, ARQUIVO *stream);
wint_t putwc(wchar_t wc, ARQUIVO *stream);

DESCRIÇÃO

A função fputwc() é o equivalente para caracteres largos da função fputc(3). Ela escreve o caractere largo wc em stream. Se ferror(stream) é verdadeiro, ela retorna WEOF. Se ocorre um erro de conversão de caractere largo, ele seta errno para EILSEQ e retorna WEOF. Caso contrário ela retorna wc.

A função ou macro putwc() funciona de forma idêntica a fputwc(). Ela pode ser implementada como uma macro, e pode avaliar seu argumento mais de uma vez. Não há razão ainda para usá-la.

Para contrapartes não bloqueantes, veja unlocked_stdio(3).

VALOR DE RETORNO

The fputwc() function returns wc if no error occurred, or WEOF to indicate an error. In the event of an error, errno is set to indicate the cause.

ERROS

Além dos normais, há

A conversão de wc para a codificação do fluxo falhou.

ATRIBUTOS

Para uma explicação dos termos usados nesta seção, consulte attributes(7).

Interface Atributo Valor
fputwc(), putwc() Thread safety MT-Safe

DE ACORDO COM

POSIX.1-2001, POSIX.1-2008, C99.

NOTAS

O comportamento de fputwc() depende da categoria LC_CTYPE da localização atual.

Na ausência de informações adicionais passadas para a chamada de fopen(3), é razoável esperar que fputwc() escreverá a sequência multibyte correspondente aos caracteres largos wc.

VEJA TAMBÉM

fgetwc(3), fputws(3), unlocked_stdio(3)

COLOFÃO

Esta página faz parte da versão 5.10 do projeto Linux man-pages. Uma descrição do projeto, informações sobre relatórios de bugs e a versão mais recente desta página podem ser encontradas em https://www.kernel.org/doc/man-pages/.

TRADUÇÃO

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rubens de Jesus Nogueira <darkseid99@usa.net> e André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

15 setembro 2017 GNU